MP notifica prefeito sobre contratação de parentes

Valmir Monteiro: prazo de dez dias para dar resposta ao MP (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O prefeito Valmir Monteiro, de Lagarto, já foi notificado e tem prazo de dez dias para informar ao Ministério Público Estadual se efetivamente contratou parentes para exercer cargos comissionados naquele município. O promotor de justiça Antonio César Leite de Carvalho, da Primeira Promotoria de Justiça de Lagarto, informou que recebeu denúncias sobre suposto nepotismo no município e decidiu, juntamente com os outros dois promotores que atuam naquela Comarca, notificar o prefeito pedindo esclarecimentos sobre estas contratações.

Passados os dez dias de prazo, os três promotores de justiça, conjuntamente, definirão os novos encaminhamentos para investigar as denúncias que foram formuladas no Ministério Público. Nestas informações, os denunciantes citaram que as contratações de parentes do prefeito teriam ocorrido em várias secretarias municipais, mas nada está constatado até o momento. “Vamos aguardar a resposta do prefeito para buscarmos outros mecanismos que possam nos indicar elementos que possam nos dar subsídios para podermos constatar se isso está ocorrendo ou não no município”, destacou o promotor.

O secretário de comunicação do município, Aloísio Andrade, confirmou a contratação de quatro parentes diretos do prefeito Valmir Monteiro para ocupar cargos de secretários municipais: a esposa para a Ação Social, um filho para comandar a pasta de Esportes, e mais dois irmãos, filhos de Valmir Monteiro, para a Secretaria Municipal de Educação e de Controle Interno.

Na ótica do secretário de comunicação, o prefeito não comete nepotismo ao contratar parentes para exercer cargos de secretário. “Como secretário, a lei permite. Estas mesmas pessoas trabalharam nestas mesmas secretarias na outra gestão de Valmir na prefeitura e não houve problema. A súmula permite”, disse o secretário de comunicação. “A diferença hoje é que o filho que está como secretário não é o mesmo filho que ocupou a Secretaria de Esporte na outra gestão de Valmir”, destacou o secretário.

O secretário informou que a assessoria jurídica já está analisando a solicitação dos promotores para dar respostas em tempo hábil.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais