MPE exige explicações sobre novo Cenam

Cenam: morosidade para erguer nova unidade (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Governo do Estado tem 15 dias para encaminhar relatório ao Ministério Público Estadual sobre o andamento do processo de licitação para a construção de uma nova unidade de internação para atender adolescentes em conflito com a lei. A Fundação Renascer também deve encaminhar a cópia do convênio firmado entre o Estado e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos para erguer a nova unidade, cuja obra será executada com recursos federais.

Os entendimentos foram firmados entre o promotor de justiça Laydson Gadelha Moreira, da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos ao Cidadão, e representantes da Fundação Renascer e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, 13, no Ministério Público Estadual.

Na audiência, o diretor da Cehop, Howard Alves Lima, garantiu que o processo de licitação está em fase final e que, em prazo de aproximadamente um mês, o governador Jackson Barreto (PMDB) estaria assinando a ordem de serviço para dar início à obra da unidade que será construída no município de Nossa Senhora do Socorro. O Ministério Público já solicitou da justiça a interdição do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) e também da Unidade de Internação Provisória (USIP) devido à precariedade das instalações.

O diretor explicou que a licitação sofreu certo atraso em decorrência da reforma administrativa realizada pelo governador no final do ano passado, momento em que as comissões de licitação do governo foram destituídas. O diretor revelou ainda que as comissões foram refeitas no início deste ano e que a Cehop está apenas aguardando as portarias do governo com as respectivas nomeações para dar sequência e homologar o processo licitatório em questão.

O presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, informou que tomou conhecimento sobre a existência do projeto e do processo de licitação, mas que não possuía detalhes. Na audiência, ele se comprometeu a buscar os referidos processos referentes à construção da nova unidade para encaminhá-los ao Ministério Público Estadual dentro do prazo estipulado pelo promotor de justiça.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais