Multiplicidade de candidatos entre governistas

Conceição: cautela para não dividir governistas (Fotos: Arquivo Infonet)

Entre o bloco governista, há duas teses que estão sendo trabalhadas nos bastidores para unificar forças com o objetivo de enfrentar, de forma vitoriosa – mesmo que em um possível segundo turno, a pretensa candidatura do ex-governador João Alves Filho (DEM) na disputa pelo comando da Prefeitura de Aracaju em 2012. Uma delas, até então predominante e defendida pelo governador Marcelo Déda, é o bloco sair unificado com um candidato capaz de vencer o pleito logo no primeiro turno.

Embora otimistas, os governistas reconhecem a força política do ex-governador João Alves Filho e há aqueles que levantam a hipótese de um hipotético racha no agrupamento político liderado pelo governador Marcelo Déda como forma de somação dos governistas com o intuito de dividir o eleitorado simpatizante da candidatura dos demo e, assim, puxar um segundo turno. “Esta tese corre o risco de dividir o nosso lado, apenas”, pondera a deputada Conceição Vieira (PT), nome lembrado como potencial candidata para disputar a PMA. “Só vale ter mais de um candidato se tiver um nome forte que possa retirar votos do lado de lá”, conceitua.

Marcela Déda: trator para o primeiro turno

O governador Marcelo Déda garante que está envolvido nos debates buscando o fortalecimento do grupo aliado. Marcelo Déda, embora defensor da unidade para derrotar o adversário logo no primeiro turno das eleições, não descarta a possibilidade do grupo se dividir no primeiro momento e sair com mais de uma candidatura. “Pode sim ter mais de uma candidatura, mas sou daqueles que preferem estar juntos e travar a disputa”, diz. “Nunca fiz cálculos políticos contando com o segundo turno. Sempre busquei, nas minhas campanhas, unificar em torno da minha candidatura o maior número possível de aliados de modo a resolver o problema logo no primeiro turno”, comenta.

O deputado estadual João Somariva Daniel (PT) solta fogos com a união do DEM com o PSDB. “Não houve uma união. Houve uma fusão do DEM com o PSDB e isto enfraquece a oposição”, avalia. “Machado (José Carlos) é forte aliado do ex-governador João Alves e a filiação dele ao PSDB sinaliza a fusão dos dois partidos”, comenta. Somariva Daniel não descarta a possibilidade da multiplicação de candidatos no bloco governista, mas enaltece a importância da união para manter a PMA sob o comando do grupo por ele classificado como “progressista e de esquerda”.

Nascimento: candidatura única

O vereador Emmanuel Nascimento (PT), presidente da Câmara Municipal de Vereadores, comunga com o governador Marcelo Déda. “Temos que ter a melhor candidatura com condições de unidade, com um candidato só”, resume.
O deputado federal Rogério Carvalho (PT), que não esconde o desejo de ver o bloco governista envolvido em torno do seu nome como candidatura única, acredita que a multiplicidade de candidaturas poderá ser uma alternativa, mas defende que a tese seja mais amplamente debatida entre os governistas.

“Defendo que o nosso grupo liderado pelo governador Marcelo Déda discuta a melhor forma de se fazer um debate com a sociedade aracajuana para que a gente tenha a oportunidade de continuar governando a cidade, que precisa encontrar seu rumo futuro”, diz Carvalho. “Pode até sair com duas chapas se for uma tática eleitoral adequada, mas ainda não tenho esta avaliação”, confessa. “Tem pouca discussão para se avaliar se esta é realmente uma tática eleitoral adequada”, resume.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais