Municípios participam de capacitação do selo UNICEF

A iniciativa é destinada a 51 municípios sergipanos

A Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seidh) recebe nesta quarta e quinta-feira, 06 e 07, o 1º Ciclo de Capacitação do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A iniciativa é destinada a 51 municípios sergipanos, especialmente aos que fazem parte da região do semiárido, com o foco em estimular o desenvolvimento e a prática de Políticas Públicas voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Segundo Ana Carla Carlos, consultora do UNICEF, Sergipe é o primeiro e único estado brasileiro a ter 100% de adesão dos municípios ao Selo. “Este ciclo vem para apoiar os municípios para aperfeiçoar as Políticas Públicas com o objetivo de reduzir desigualdades, capacitar equipes municipais e mobilizar a sociedade para garantir a participação dos adolescentes. O principal benefício é o fortalecimento para a intersetorialidade e a qualificação de suas ações”, explicou.

O UNICEF entende que a região do semiárido sergipano é a que existe um maior número de vulnerabilidades que afetam as crianças e adolescentes. De acordo com a consultora, uma das principais áreas que precisam melhorar os indicadores é a educação. A partir do Selo, os municípios terão acompanhamento permanente do UNICEF a partir de capacitações, vídeoconferências, auxílios para melhor implementar as Políticas, etc.

“Os direitos das crianças e adolescentes precisam ser mantidos e permanentes, e queremos apoiar os municípios para cumprir o dever de casa. Esse ciclo de palestras vem para aprimorar as capacidades das equipes municipais. Nesses dois dias, os profissionais aprenderão como funciona o selo, a proceder quais os eixos principais e as atividades que precisam alcançar nos próximos quatro anos. Orientamos sobre quais indicadores precisam melhorar. Aqueles que tiverem as melhores práticas e melhor avançar, serão certificados pelo UNICEF no fim da edição”, ressaltou Ana Carla.

O secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral, participou da abertura do 1º ciclo de capacitação do selo UNICEF, comentou sobre a importância de cada município atuar para fortalecer as Políticas Públicas e destacou que a Seidh está de portas abertas a dialogar e auxiliar os municípios.

“Todos os municípios de Sergipe abraçaram o selo UNICEF. Tivemos 100% de adesão pois acreditamos na interação das Políticas que o UNICEF propõe. Sabemos que haverá efetivamente uma melhoria no acompanhamento e atendimento às crianças e adolescentes do nosso estado. Não temos dúvida quanto a isso. Entendemos a necessidade dessas Políticas serem integradas para a melhoria das condições de vida e de sociabilidade das crianças e adolescentes, principalmente as que estão em vulnerabilidade social. Serão dois dias intensos de ciclo e de muito aprendizado”, pontuou.

Fonte e foto: SEIDH 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais