Não Pago critica posição da Setransp diante de projetos aprovados na Câmara de Vereadores (Foto: Arquivo Infonet) |
Os recentes projetos aprovados na Câmara de Vereadores, que mexem com a dinâmica do transporte coletivo da região metropolitana da capital, provocaram a insatisfação da Setransp [Sindicato das Empresas em Transporte de Passageiros de Aracaju] e, consequentemente, reclamações do movimento ‘Não Pago’.
As mudanças propostas ainda dependem da sanção de Edvaldo Nogueira (PC do B), mas a Setransp já sinaliza com a necessidade de aumento de tarifa, caso haja o aval do mandatário. “A fixação de qualquer tipo de gratuidade no transporte coletivo urbano só pode ser feita mediante lei que contenha a fonte de recursos para custeá-la”. Há a estimativa, entre os empresários, de que haja uma perda de R$ 600 mil mensais se houver aprovação.
Demétrio Varjão, do Não Pago: "Precisamos abrir a 'caixa-preta' do transporte" |
Demétrio Varjão, um dos líderes do ‘Não Pago’, criticou a posição dos empresários. “Somos favoráveis a qualquer projeto que repercuta em gratuidades, redução da tarifa e melhoria da qualidade. A gente acha natural também que o Setransp procure fazer disso um novo motivo para aumentar a tarifa, haja vista o perfil do grupo, que coloca o seu lucro acima de tudo, mesmo prestando um serviço de péssima qualidade”, reclamou.
O movimento defende a revisão do modelo de transporte vigente. Em suma, quer que o serviço seja gerido pela administração pública e com recursos públicos. “Se a gente retira o modelo empresarial, vamos ter uma possibilidade maior de reduzir a tarifa e melhorar a qualidade, já que o interesse pelo lucro deixa de existir. Precisamos abrir a ‘caixa-preta’ do transporte, vemos a Setransp patrocinando a festa de fim de ano, e também percebemos que existe relação entre os empresários e a gestão da Prefeitura de Aracaju”.
Respostas
A assessoria de Comunicação da Setransp se comprometeu a enviar nota respondendo as alegações do membro do 'Não Pago'. Nossa equipe está à disposição pelo telefone 2106-8000 e através do e-mail jornalismo@infonet.com.br.
Já a Prefeitura de Aracaju informou, por meio de nota, que "vem estabelecendo parcerias com diversas empresas durante todo o ano para viabilizar a realização de obras e eventos. Trata-se de uma alternativa diante da crise que abala a economia nacional. A realização do réveillon em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) e com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) é um exemplo disso. Possibilita a volta de um evento tradicional da capital sem onerar em nada a comunidade e a Prefeitura".
Projetos
As proposituras estabelecem a cobrança de meia-tarifa aos domingos, gratuidade para passageiros a partir de 60 anos, ambas de Seu Marcos (PHS) e a obrigatoriedade de as empresas instalarem equipamentos de ar-condicionado em suas frotas em um prazo de cinco anos, de autoria de Lucas Aribé (PSB).
Por Victor Siqueira
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B