![]() |
Nitinho (Foto: Alberto Dutra/Arquivo Portal Infonet) |
O Plano Diretor (PD), assunto mais discutido na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante longo período, foi questionado na tarde quarta-feira, 10, pelo vereador Joselito Vitale (DEM). O parlamentar pediu que a votação da emendas de revisão do PD fosse realizada pela próxima legislatura, que se inicia em janeiro de 2013.
Segundo Nitinho, a imprensa já divulgou e o próprio prefeito eleito, João Alves (DEM) afirmou que irá fazer algumas modificações no PD. “Não podemos, de forma nenhuma, engessar a administração que vai entrar e que tem um plano de desenvolvimento da cidade voltado para o coletivo. Eu acho que o Plano Diretor deve ser voltado para o interesse coletivo”, justificou o vereador reeleito.
Nitinho frisou ainda que, deixando a votação para o próximo ano, a Câmara dará condições para o prefeito fazer um plano voltado para os anseios da população em geral. “O que não pode acontecer é votarmos um Plano Diretor da maneira como vem sendo conduzido, onde a população participa pouco. As emendas que vieram da sociedade, quase todas foram derrubadas”, apontou o parlamentar, que disse ainda que os vereadores que pensam no interesse da sociedade, entendem o seu discurso.
Aparte
Valdir Santos (PTdoB), discordou do colega. “Nosso PD já existe, apenas passa por revisão. E foi bem discutido com a sociedade organizada. Ninguém tem interesse de prejudicar a cidade de Aracaju. Discordo em deixar a revisão para o próximo ano. É de bom proveito votar nesta legislatura. Não é interesse de nenhum vereador engessar a administração de João Alves”, destacou.
Bem como Valdir, Moritos Matos (PDT) também foi contrário à opinião de Nitinho. “Discordo porque nós passamos pelos bairros ouvindo a população. Todos os 19 vereadores estão aptos a votar o PD. Seria um desprestígio não votarmos neste ano. Temos que votar respeitando o regimento desta Casa. Se tiver que fazer modificação, que o prefeito solicite e que se veja a possibilidade”, ressaltou.
Outra discordância veio por parte de Jailton Santana (PSC). “Entendo a preocupação de Nitinho, mas nós passamos quase toda a legislatura cobrando a votação do Plano Diretor. Eu tenho firmes lembranças de que o próprio Nitinho foi um dos que cobrou a votação. Entendo também que foi um equívoco votar o Plano justamente nesse período de eleições. Mas passou esse período e nós temos até o mês de dezembro um amplo espaço para analisar e votar o PD, não só ele, mas também as outras propostas que estão na Casa”, salientou.
A vereadora Miriam Ribeiro (PSD) finalizou o tempo de Nitinho, concordando com a posição dos demais vereadores que a antecederam no aparte. “Lembro ao colega que o Plano é estudado pelos vereadores e não pelo Executivo. Concordo com todos os meus colegas. Será um desrespeito a todos os vereadores que foram nos bairros participar das 33 audiências. Será um desrespeito ao povo de Aracaju que espera que essa legislatura vote o plano”, completou.
Fonte: Ascom CMAju