Novo modelo de RG é apresentado aos deputados estaduais

Jenilson Gomes, diretor do Instituto de Identificação de Sergipe, explicou o procedimento para solicitar o novo RG (Foto: Alese)

O diretor do Instituto de Identificação de Sergipe, Jenilson Gomes, esteve na manhã desta quarta-feira, 23, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para esclarecer aos parlamentares como está funcionando o processo de emissão na nova carteira de identidade (RG) já no padrão nacional. A nova identidade, segundo o diretor, é mais segura e evita fraudes.

Questionado pela deputada Goretti Reis (PSD) – autora do requerimento que convidou o diretor a comparecer a Alese – sobre a segurança do novo documento, o diretor informou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) firmou uma parceria com a Polícia Federal e com isso, o Instituto tem acesso ilimitado a 38 bases de inteligência. Desde que o sistema começou a ser utilizado, já foram identificados 10 mil casos de duplicidade de documentos, ou seja, o mesmo RG sendo utilizado por mais de uma pessoa.

“Desde o inicio do ano, com o cruzamento de dados, ajudamos que 158 mandados de prisão fossem cumpridos. Temos cerca de 20 casos de duplicidade de documentos por dia. Com a nova tecnologia, ficou muito mais rápido e seguro para validar  informações. Temos muitos casos de erro de digitação, então, esse nome vai para o banco de dados e nunca mais é achado e  são gerados números diferentes de identidades para a mesma pessoa. Estamos depurando e conseguindo ajustar essas inconsistências”, aponta.

Atualmente, segundo o diretor, cerca de oito mil solicitações chegam diariamente ao Instituto para emissão do documento. Por conta da pandemia, apenas a sede do Instituto de Identificação, situada na capital, e o posto localizado no município de Lagarto estão funcionando para atendimento ao público prioritário.

“Criamos uma mecanismo para otimizar o atendimento. Hoje as pessoas que vão solicitar o documento acessam o site da SSP/SE, preenchem todo o formulário, enviam a documentação pelo próprio telefone ou computador e um servidor analisa e responde por e-mail dizendo se a solicitação foi aprovada ou não. Se tiver algo errado, é explicado o problema e como resolver. Se estiver tudo certo, será marcado um dia e horário apenas para coleta da biometria”, explica.

Jenilson conta que dessa maneira, o atendimento presencial é reduzido e mais pessoas conseguem ser atendidas. O prazo para entrega do documento é de até 30 dias após a coleta da biometria. “Hoje temos cerca de 8 mil solicitações de emissão de carteira de identidade por dia e temos capacidade de 150 atendimentos, então, mantemos o prazo de até 30 dias para entrega. Reduziremos esse tempo tão logo apresente logística para isso”, informa.

Para solicitar o novo RG, as pessoas podem acessar o site da SSP/SE e clicar o banner para atendimento online. Não é preciso baixar nenhum aplicativo, todo processo e feito pelo computador ou telefone celular e todas as orientações estão na página da secretaria.

A nova Carteira de Identidade oferta a possibilidade de conter até 12 documentos ou informações diferentes, como título de eleitor, PIS, Certificado de Reservista, tipo sanguíneo e até mesmo informações de necessidades especiais de saúde. O Governo Federal estabeleceu que os órgãos devem se adequar ao novo padrão do Documento de Identidade até 1º de março de 2021.

Por Karla Pinheiro com informações da Alese

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais