Novo procurador do MP defende aperfeiçoamento da gestão

João Augusto: "Construir o futuro a partir do presente" (Fotos: Portal Infonet)

O novo procurador geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, empossado em solenidade prestigiada na manhã desta terça-feira, 1º no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), destacou que um dos maiores desafios será o aperfeiçoamento da gestão pública.

"É tempo de nos unirmos, de quebrarmos paradigmas, de buscarmos uma palavra nova em prol de uma gestão pública eficiente, para que se possa concretizar os direitos fundamentais a exemplo da Saúde e da Educação”, ressalta.

Citando trecho da música Aquarela, do cantor Toquinho, em que destaca que ‘o futuro é uma astronave que devemos pilotar’, Bandeira de Mello ressaltou que o que deve ser “feito para resguardar o futuro é construir a partir do presente e é nesse sentido um dos meus maiores desafios e das maiores prioridades à frente do Parquet Especial”, afirma fazendo um apelo às autoridades sergipanas para que busquem meios de contornar a crise vivenciada pelo país.

Solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 1º

"Se o Estado é quem tem mais meios à sua disposição; se o Estado é quem tem a maior capacidade de intervenção; se o Estado pode manejar poderes que beiram o irrestrito; se os fins da gestão pública são os mais nobres; se os servidores públicos devem ser aqueles vocacionados e preparados para alcançar fins de interesse público; Por que há tantos problemas?", indaga.

O novo procurador lembrou que a principal função dos órgãos de controle, como Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas não é punir, mas sim aperfeiçoar a atuação, a gestão dos entes controlados.

"O controle pode utilizar estratégias de prevenção para que a irregularidade não aconteça – enfatizando o lado pedagógico, com a preparação dos gestores para os desafios da Administração Pública", complementa enfatizando que o que a população deseja, não é ver gestores multados ou condenados em glosas, ou representados para ações de improbidade.

Autoridades lotaram o auditório do TCE/SE

“O que a Sociedade deseja é que a gestão pública demonstre os frutos ansiados pela população: escolas eficientes, saúde de qualidade, efetiva segurança pública, investimentos estruturantes, responsabilidade fiscal”, enfatiza.

Contribuição

O presidente do TCE/SE, conselheiro Clóvis Barbosa destacou que “João Augusto Bandeira de Mello é um homem que tem muito conhecimento, expertise sobre o Tribunal, que tem dado uma contribuição extraordinária e que mais uma vez vai cumprir as tarefas com muita dedicação".

Belivaldo Chagas participou da posse do novo procurador (Foto: Marcelle Cristinne/ASN)

O vice-governador Belivaldo Chagas também prestigipu a solenidade de posse [o governador Jackson Barreto está em Brasília] e destacou: "O governo faz questão de prestigiar a posse. Bandeira de Mello é um técnico extremamente competente e que já teve a oportunidade de exercer essa mesma função em outras oportunidades. Ele retorna por meio de uma escolha dos conselheiros e por final escolha do governador do Estado, que tem optado por aquele que é sempre o mais votado”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais