O número de urnas substituídas em Sergipe passou de 88 para 109. Os dados foram atualizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) no final da tarde deste domingo, 2.
De acordo com o TRE, em Sergipe, ao longo da votação, 300 urnas apresentaram mau funcionamento, mas apenas 109 delas precisaram ser substituídas.
Entre os municípios que receberam novas urnas estão: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga D’Ajuda, Salgado, Laranjeiras, Areia Branca, Riachuelo, Maruim, Carmópolis, Divina Pastora, General Maynard, Rosário do Catete e São Cristóvão.
As substituições de urnas são ocorrências consideradas normais durante a votação, visto que por se tratarem de equipamentos eletrônicos, elas podem apresentar mau funcionamento. A Justiça Eleitoral prepara previamente um esquema de substituição, quando milhares de urnas de contingência (reserva) ficam à disposição para que possam entram em operação de imediato.
Nas eleições 2022, Sergipe possui 5.504 urnas de seção espalhadas em 1.174 locais de votação. O estado dispõe ainda de 1421 urnas de contingência (reservas).
No Brasil
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 3,2mil urnas eletrônicas foram substituídas em todo o Brasil. Número que corresponde a 0,60% das 472 mil urnas espalhadas pelo país. Ainda segundo o TSE, uma das seções eleitorais do país precisou realizar votação manual.
Por Luana Maria e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B