O trabalho de quem está nos bastidores das eleições

Profissionais da imprensa são outros que fazem parte das eleições 2016

Desde as 8h deste domingo, 2, milhares de sergipanos estão indo às urnas para exercer o seu direito de votar. De folga, muitas pessoas vão às suas zonas eleitorais, votam e retornam às suas casas. Mas para que todo o processo que engloba a logística das eleições funcione, muitas outras pessoas estão nos bastidores, seja direta ou indiretamente, atuando em prol dos demais votantes.

Um primeiro exemplo a se observar é nas próprias zonas eleitorais. Centenas de profissionais se dividem entre mesários, chefes de seções, secretários e auxiliares. O secretário de seção Sidney Gabriel está em sua segunda eleição a trabalho. Segundo ele, a sensação de poder participar desse momento importante para o país é gratificante. “A sensação é de estar no meio de toda essa organização. Uma experiência incomparável”, disse.

Uma unanimidade para quem está envolvido na logística das eleições é quanto a tranquilidade desse ano comparado aos anos anteriores. O chefe de zona eleitoral, Sergio Daniel, explica que essa é uma das eleições mais ‘sossegadas’ que trabalhou. Segundo ele, nenhuma confusão ou tumulto foram registrados. “Está me impressionando pela tranquilidade. Normalmente há horários mais cheios, mas nesse ano, o maior movimento que tivemos foi às 8h e 9h. Depois sequer teve fila”, testemunhou o profissional, que trabalha na companhia de Debora e Ortência na sua zona eleitoral.

Secretário de seção, Sidney também diz que movimento de eleitores foi baixo

Tranquilidade não foi tão boa para os taxistas, diz Gustavo

Pelo lado da segurança, a Polícia Militar também está presenta nos locais de votos. Prontos para dar qualquer apoio as equipes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou a população que vai às zonas eleitorais, o sargento Amaro e a soldado Ana Nery tiveram discurso uníssono quanto ao trabalho durante o dia. “Tranquilo, sem nenhum registro”, afirmou Álvaro. “Nem nas redondezas nós tivemos problemas. Um aspecto positivo dessas eleições”, acrescentou Nery.

De uma maneira mais indireta, os trabalhos dos ambulantes, estabelecimentos e taxistas, por exemplo, também fazem parte desse domingo de votação. O idoso Gustavo Santos, de 62 anos, e que trabalha como taxista, diz que o movimento é tão tranquilo que tem prejudicado seus negócios. “Muito menos gente que nos anos anteriores. Acho que o pessoal tá desistindo de ir às urnas. Votei logo cedo para vir trabalhar mas até agora foram poucas corridas”, lamentou o taxista.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais