OAB/SE irá analisar situação da Zona de Expansão

Reunião ocorreu na noite desta terça-feira, 12 (Fotos: Portal Infonet)

A Zona de Expansão e o destino quanto à sua propriedade (Aracaju ou São Cristóvão) serão analisados pela Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil/ Seccional Sergipe (OAB/SE). A decisão foi tomada em reunião realizada na noite desta terça-feira, 12, na sede do órgão com a presença da deputada estadual Ana Lúcia e de representantes da Frente Ampla em Defesa da Zona de Expansão para Aracaju (FAZE).

De acordo com o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, todo o material será encaminhado para a Comissão de Estudos Constitucionais que irá fazer um estudo aprofundado e encaminhar os resultados ao Conselho Secional da Ordem. “O conselho irá deliberar e inclusive poderá enveredar pela participação em um processo da ordem, até junto ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) ou ajuizamento de novas ações. Isso deverá ser pautado para a reunião do conselho que acontece em meados do fim de dezembro, já que é necessário um tempo maior para o estudo”, explica o presidente.

O presidente Carlos Augusto explica que a atuação da comissão

A deputada Ana Lúcia explica que a preocupação com Zona de Expansão se acentuou na medida em que os aracajuanos, durante o processo, eram derrotados em todas as instâncias. “Nos preocupamos e observamos que a argumentação estava baseada na inconstitucionalidade dos artigos. Ninguém argumenta que o limite de Aracaju e São Cristóvão acontece desde 1954 e que de lá pra cá não houve nenhuma discussão para mudar esse limite”, expõe.

Para a deputada, os limites não podem ser mudados sem a realização de uma consulta popular. “Também não podemos realizar a consulta porque estamos aguardando regulamentação da Câmara Federal. Então, diante deste impasse, pedimos apoio à OAB, na medida em que a ordem tem todo um histórico de defesa do cidadão”, explica.

Deputada Ana Lúcia

José Firmo, coordenador do Fórum de Defesa da Grande Aracaju, explica que a reunião com a OAB/SE traz esperança para que um novo caminho jurídico seja trilhado em benefício da comunidade. “Temos a esperança de encontrar outro caminho que não seja esse que vem sendo trilhado até agora no meio jurídico. Queremos que a comunidade de obtnha êxito, já que até agora, em todas as instâncias, a Procuradoria do Município tem sido derrotada nos tribunais”, afirma.

Firmo ressalta ainda que a frente fará outras mobilizações no intuito de levar informações e tranquilizar os moradores da Zona de Expansão. “A grande maioria dos moradores tem pouco acesso às informações e, principalmente, a tramitação das ações. É preciso que seja o assunto seja levado de forma mais didática e numa linguagem mais acessível para que os moradores fiquem mais tranquilos”, argumenta.

José Firmo, coordenador do Fórum de Defesa da Grande Aracaju

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais