Óleo: Sergipe ainda não definiu representante do Estado no PNC

0
Mancha de óleo nas pedras da Coroa do Meio (Foto: Reprodução Vídeo Aracaju Agora Notícias/Arquivo)

O Governo do Estado de Sergipe ainda não definiu o representante que integrará o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo (PNC), no enfrentamento às substâncias oleosas que continuam aparecendo no litoral nordestino. A Marinha comunicou à juíza Telma Machado, da 1ª Vara da Justiça Federal de Sergipe, que já enviou ofício aos representantes dos Governos dos nove estados nordestinos, convidando-os para que encaminhe o nome dos representantes de cada ente que fará parte do Comitê de Suporte do PNC, criado por decreto presidencial em 2013.

Conforme o comunicado assinado pelo contra-almirante Paulo Cesar Bittencourt Ferreira, para o Governo de Sergipe, o ofício foi endereçado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), que deverá informar os dados completos da pessoa que representará o estado no PNC. Conforme a Marinha, aos demais estados do Nordeste, os ofícios foram enviadas para as respectivas Secretarias Estaduais do Meio Ambiente.

Em Sergipe, o Comitê de Crise debateu na manhã desta terça-feira, 5, a indicação e ficou divido. Alguns defenderam o secretário Dernival Netodo Escritório de Brasília. Por residir no Distrito Federal, Dernival ficaria mais próximo do grupo responsável pela adoção das estratégias do Governo Federal, que está centralizado na capital federal.

Mas há também um movimento pela indicação do diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Gilvan Dias, por estar mais próximo do problema e acompanhando diuturnamente a situação em todo litoral sergipano. A decisão ficará a cargo do governador Belivaldo Chagas, que ainda não foi comunicado oficialmente sobre essa questão, conforme informações da assessoria de imprensa da Sedurbs.

O Portal Infonet tentou ouvir o governador Belivaldo Chagas, mas não obteve êxito. O secretário de comunicação social e turismo Sales Neto, informou que consultaria o governador e que posteriormente daria retorno. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais