Operação Castelo de Cartas: Gilmar desafia delegada

Gilmar Carvalho: "delegada está desafiada publicamente" (Foto: Portal Infonet)

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PR) promete apresentar na sessão desta terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa de Sergipe, requerimento com a finalidade de convocar a delegada Danielle Garcia [do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap)] para esclarecer todas as dúvidas em torno da 'Operação Castelo de Cartas', que prendeu 17 pessoas semana passada, acusadas de fraudes em licitações. Entre as dúvidas levantadas, está a suspeita de participação de algum funcionário da Assembleia Legislativa. A Secretaria de Segurança Pública informou que as investigações prosseguem.

“Vamos pedir a assinatura dos demais parlamentares, para que a delegada  diga o que suspeita, pois ela é uma servidora pública e com tal deve ter responsabilidade, pois não vamos aceitar provocações”, ressalta Gilmar Carvalho referindo-se a uma nota publicada no Jornal da Cidade em que a delegada teria afirmado que o deputado ‘deveria colaborar com as investigações feitas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) na Operação Castelo de Cartas, a partir da Assembleia Legislativa porque ali estava o policial militar e empresário Anderson Matias, um dos envolvidos’.

De acordo com Gilmar Carvalho, a delegada Danielle Garcia está desafiada publicamente por ele a dizer o que ela suspeita que ocorreu com a participação do policial Anderson Matias na Assembleia. “Eu quero saber. Como integrante do Parlamento, como cidadão e como contribuinte, tenho o direito de saber o que a delegada sabe ou suspeita para fazer a provocação”, alfineta, destacando ter certeza que a delegada não vai investigar todos os contratos.

“Eu desafio publicamente a delegada a investigar todos os contratos, todas as licitações. Eu quis e quero colaborar com as investigações, mas não posso dizer aquilo que não sei, mas a delegada sabe. Se ela fez a provocação, tem a obrigação, como servidora pública, como delegada, de dizer o porquê da provocação. O que ela não pode é jogar a situação como jogou e depois dizer que apenas está investigando”, enfatiza, lembrando que a delegada é competente, está à frente de uma secretaria importante, mas ‘isso não lhe dá o direito de provocar da maneira que fez’.

De posse de uma pasta com a relação de todas as 43 construtoras que trabalharam para os órgãos estaduais, como a SSP, PM, Tribunal de Justiça, Ação Social, entre outros, o deputado desafiou: “Será que a delegada tem coragem de chegar nessas secretarias com o carro da Polícia Federal com as sirenes ligadas para recolher documentos? As empresas são as mesmas que fizeram coisas erradas no interior e aqui foi certo?”, quer saber Gilmar Carvalho.

Contraponto

Procurada pela reportagem do Portal Infonet a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a delegada prefere não se pronunciar sobre o assunto neste momento, até porque o requerimento ainda nem foi apresentado.

“A Secretaria está dando continuidade às investigações. Foram presas 17 pessoas que continuam sendo ouvidas. Os documentos estão sendo analisados e o trabalho vai continuar”, destacou o assessor Lucas Rosário.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais