Orçamento Público é discutido no auditório da CUT/SE

O advogado Thiago Carvalho foi um dos palestrantes (Foto: Divulgação CUT/SE)

A importância do acesso às informações sobre o Orçamento Público, foi debatida na manhã desta sexta-feira, 7, no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O assessor do Dieese [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômico em Sergipe], Luiz Moura e o advogado e representante em Sergipe do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Thiago José de Carvalho, foram os palestrantes.

Os debates aconteceram durante o Fórum em Defesa dos Trabalhadores visando discutir o Orçamento Público como instrumento de luta dos trabalhadores por valorização e políticas públicas.

“A ideia é que a gente faça uma discussão para que os dirigentes sindicais questionem e possam intervir nos orçamentos aprovados sem ampla discussão, pois é neles que estão as políticas públicas”, destaca o vice-presidente da CUT/SE, Roberto Silva acrescentando que a população poderá acompanhar o orçamento no Portal da Transparência de cada município.

Roberto Silva:"Precisamos acompanhar os gastos no serviço público" (Foto: Portal Infonet)

“Em Sergipe, nem todos os municípios estão disponibilizando quanto foi gasto. A sociedade precisa ser estimulada a fazer o controle social. A gente precisa acompanhar como estão sendo os gastos no serviço público”, enfatiza Roberto Silva.

Na ocasião, o assessor do Dieese, fez uma introdução à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e esclarecimentos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“A LDO é um importante instrumento para os sindicatos porque ela prevê a política salarial, a contratação de novos servidores, a realização de concurso público, ou seja, como será investido o recurso público”, explica Luis Moura.

E o advogado Thiago Carvalho explicou que “no Brasil o orçamento não é impositivo, é autorizativo. Como este ano será colocada em prática a LDO, os sindicatos devem e podem enviar ofícios solicitando. O prefeito não é obrigado a fazer tudo que está no orçamento, mas ele não pode fazer nada que não esteja no orçamento”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais