Pacientes graves podem ter isenção de tarifa em coletivo

Projeto é de autoria do vereador Isac Silveira (Foto: César de Oliveira/CMA/Arquivo Infonet)

Um projeto de lei, criado pelo vereador Isac Silveira (PC do B), prevê a isenção de pagamento de transporte coletivo municipal a pessoas com doenças consideradas graves e/ou incuráveis. A visão do parlamentar é de que os tratamentos são onerosos aos bolsos dos pacientes.

A justificativa para a propositura é que já existem outras isenções, como de Imposto de Renda, ICMS, IPVA, IPI, IOF, e concessão de outros benefícios. “Na nossa concepção, a maior dificuldade dessas pessoas é a locomoção para tratamentos, já que não há programas efetivos para acolhê-las. Tanto o paciente quanto o acompanhante farão um cadastro e serão isentas  de pagamento de passagem. Apresentamos as contrapartidas, isso contribui para que continuem seus tratamentos”.

O projeto contempla pessoas com as seguintes doenças patologias: câncer, espondiloartrose anquilosante, estado avançado da doença de Paget, tuberculose ativa, hanseníase, esclerose múltipla, cardilopatia, hepatopatia e nefropatia graves, doença de Parkinson, Aids, contaminação por radiação e fibrose cística.

Caso seja aprovado, o beneficiário precisará efetuar cadastro, com documentos comprobatórios das doenças. A validade do certificado será anual, devendo ser renovado periodicamente.

Isenção de IPTU

Outra lei que prevê isenção de impostos a pessoas com doenças graves foi aprovado pela Câmara Municipal de Aracaju. A ideia foi do vereador Cabo Amintas (PTB), e foi vetada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B). O parlamento, no entanto, derrubou a o parecer do mandatário e a propositura virou lei.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais