“”Parte da Câmara deu uma bofetada nos negros””

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

“Parte dessa Casa se comportou mal e deu uma bofetada nos negros dessa cidade”. A afirmação é do vereador Emmanuel Nascimento (PT), que usou a Tribuna nesta quarta-feira, 13, data da assinatura da Lei Áurea, em 1888, para se referir à rejeição do seu Projeto de Lei (PL) que foi julgado inconstitucional pela Câmara e nem sequer entrou na pauta de votação. O PL visa reservar 20% das vagas para negros em concursos públicos para cargos efetivos e empresas públicas no campo da administração direta e indireta.

O parlamentar informou que no âmbito federal já existe a lei 12.990/2014, no qual a Câmara e o Senado Federal votaram pela sua constitucionalidade e a presidente sancionou. O Supremo Tribunal Federal também aprovou para o Poder Judiciário essa proposta. “Essa Casa deu uma bofetada nos negros. Vou sair nessa cidade, nos bairros negros, como a Suíssa, Maloca, Agamenon Magalhães, dizendo isso ao povo e nominando os vereadores que deram uma bofetada nos negros”.

Segundo Nascimento, seu projeto tem o objetivo de dizer aos negros que eles não estão esquecidos. “A Câmara humilhou os negros, temos que tornar público isso. É bom deixar claro que instituir cotas não quer dizer que os negros não possuem competência. O fato é que eles não tiveram oportunidades e são discriminados no mercado de trabalho, por isso a administração pública precisa abrir espaços para eles. O meu projeto tem a intenção de mudar esse quadro aqui no nosso Estado, mas lamentavelmente, a Comissão de Justiça e Redação foi racista e votou contra os negros ao rejeitar o meu projeto”.

Ainda em seu discurso, Emmanuel saudou os negros da cidade lembrando o dia 13 de maio, data em foi assinada a Lei Áurea, em 1888. “Temos que lutar todos os dias contra qualquer tipo de discriminação. Mandela passou 27 anos na cadeira porque era negro, esse é um exemplo de discriminação. Temos que lutar contra o racismo, isso é contra a humanidade. Temos que dar oportunidade a todos independente de raça”, concluiu.

Fonte: Ascom Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais