Partido de Bolsonaro não tem assinaturas validadas em SE

Partido que Bolsonaro pretende criar ainda precisa de um número maior de assinaturas validadas pelo TSE (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro pretende criar, não tem até o momento, assinaturas validadas em Sergipe. A informação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira, 10, pelo TSE, em Sergipe, apesar de não ter assinaturas validade, o Aliança tem 530 assinaturas em prazo de impugnação. Se passarem deste fase, as assinaturas deverão passar por análise do Cartório Eleitoral, que poderá considerá-las ‘aptas’ ou ‘não aptas’.

No Brasil, conforme o TSE, o Aliança tem 8.022 apoiamentos considerados aptos. Há ainda 60.455 apoiamentos em prazo de impugnação e 1.322 em análise pelo Cartório Eleitoral.

Ainda segundo o TSE, 16.540 assinaturas foram consideradas inaptas por motivos diversos. Entre os 25 motivos listados pelo TSE, 10 tem números significativos, são eles: eleitor filiado a outro partido, UF divergente da informada no Cadastro Eleitoral, Apoiamento já registrado, Informações incompletas do coletor de assinatura, Eleitor Cancelado, Assinatura divergente, Ficha de apoiamento não apresentada, eleitor suspenso, nome do eleitor divergente e eleitor inexistente.

O TSE informou que para ser criado, o partido deverá registrar 490 mil assinaturas válidas.

por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais