Partidos enviam relação de filiados ao TRE

Miriam Ribeiro

Está sendo encerrado, no final da tarde desta sexta-feira, 14, o prazo para os partidos políticos entregarem a relação de seus filiados à Justiça Eleitoral. Os partidos têm a opção de entregar a relação gravada em mídia de DVD ou de CD diretamente nos cartórios da Justiça Eleitoral, em seus respectivos municípios, ou também pela internet, por meio do sistema Filiaweb, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TSE adverte que as relações de filiados devem ser enviadas por representante legal do partido, em nível estadual ou municipal, devidamente habilitado perante a Justiça Eleitoral. Em Sergipe, a Justiça Eleitoral não dispõe de avaliação das novas filiações, assim como também não dispõe de dados concretos a respeito dos políticos que decidiram mudar de partido com vista o pleito de 2012, conforme informações da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A Assessoria de Comunicação daquele tribunal informou que as equipes que trabalham nos cartórios eleitorais, assim que receberem as respectivas relações dos dirigentes partidários no Estado, iniciam o trabalho interno para verificar se há duplicidade de filiação, para, posteriormente, liberar oficialmente o número de filiados em cada partido devidamente registrado na Justiça Eleitoral.

Com o fim de prazo para as filiações partidárias com vista o pleito eleitoral de 2012, alguns partidos encolheram e outros ganharam força, em se tratando de representação no Poder Legislativo. Entre os exemplos destaca-se a situação do PSDB, que, com a troca do comando do partido em Sergipe, acabou encolhido, sem representação na Câmara de Vereadores de Aracaju.

Com o afastamento do ex-deputado federal Albano Franco da direção, o PSDB perdeu sua única representante, Mírian Ribeiro, que migrou para a nova sigla partidária que surge no país sob o comando do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab: PSD. O PDT também perde uma de suas vagas com a saída de Ivaldo José, que, assim como Mírian, migrou para o PSD.

O PT também perde uma vaga com a saída de Robson Viana, que engordou as fileiras do PMDB na Câmara Municipal de Aracaju. Aliados, os dois partidos abrem uma disputa interna pelo mandato na Câmara de Vereadores. Os suplentes Chico Buchinho e Magal da Pastoral se posicionaram favorável a uma postura do PT para reaver a vaga de Robson Viana na Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju. O governador em exercício, Jackson Barreto, que comanda o PMDB no Estado, fez apelos ao PT pelo bom senso, enaltecendo a união dos dois partidos, para que a vaga permaneça no comando de Robson Viana.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais