Passeio Ciclístico vai marcar abertura da Semana Aracaju Acessível

O trajeto de 5km terá início no Parque da Sementeira (Foto: assessoria Lucas Aribé)

A 7ª Semana Aracaju Acessível, idealizada pelo vereador Lucas Aribé, será aberta no dia 15 de setembro com o passeio ciclístico “Pedalando sem Barreiras”. Seguindo o tema deste ano, “A Arte de Incluir”, o circuito percorrerá lugares icônicos para a cultura e o turismo da capital sergipana. A participação é gratuita.

O trajeto de 5km terá início no Parque da Sementeira, com concentração a partir das 7h30. De lá, os ciclistas seguirão até o Museu da Gente Sergipana, com músicas regionais, carro de som divulgando o evento, tradução simultânea na  Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição em todo o percurso.

“O objetivo do passeio é trazer conhecimento sobre a cidade nas perspectivas da acessibilidade, da humanização do trânsito e da percepção humana, com base em informações sobre a história de Aracaju e sua arquitetura, para que possamos compreender mais a lógica do planejamento urbano e de que forma cada cidadão pode ser um instrumento consciente e ativo de transformação da realidade social”, explica o diretor da ONG Ciclo Urbano, Waldson Costa, mobilizadora do passeio.

Para participar do passeio, é preciso se inscrever no site (clique aqui), embora não haja limitação de público. Este ano, serão disponibilizadas vagas em bicicletas adaptadas (para pessoas com deficiência visual ou motora) para os 15 primeiros inscritos. “Faremos uma imersão nesses espaços, aprofundando nosso conhecimento e desfrutando das belezas que a nossa capital oferece”, diz Aribé, ao convidar todos os aracajuanos para essa pedalada da inclusão.

A Semana Aracaju Acessível é realizada há sete anos pelo vereador Lucas Aribé, em alusão ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa Com Deficiência. Com o apoio de diversos parceiros das iniciativas pública e privada, além de entidades do terceiro setor, a série de eventos discute e estimula práticas inclusivas e iniciativas de valorização da pessoa com deficiência.

Fonte: assessoria parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais