PEC do Diploma: dignidade ao jornalismo (Foto: Fenaj) |
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reestabelece a exigência do diploma de nível superior em jornalismo para o exercício profissional do jornalista será votada na próxima semana em Brasília. A assessoria de imprensa do deputado Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados, confirmou que a PEC está incluída entre os itens da pauta que seguirá em votação entre os dias 7 e 9 deste mês.
A inclusão da PEC do Diploma na pauta do dia 7 é fruto de entendimentos firmados entre a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a presidência da Câmara dos Deputados, por ser o 7 de abril data dedicada ao Dia do Jornalista. Na semana passada, dirigentes da Fenaj visitaram os gabinetes dos deputados federais em Brasília e ouviram manifestação de apoio à PEC, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS).
Durante a visita, os dirigentes da Fenaj obtiveram a confirmação da bancada do PMDB em apoio à aprovação da PEC do Diploma, anunciada no primeiro momento pelo deputado Daniel Vilela (PMDB/GO), vice-líder do partido, e, posteriormente, pelo líder Leonardo Picciani (PMDB/RJ). Naquele mesmo dia, os jornalistas receberam apoio oficial de parlamentares do PSol, PPS, PSC e do PT.
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) também apresentou proposta semelhante no Senado.
Por Cássia Santana, com informações da Fenaj
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B