Peritos criminais concursados cobram convocação imediata

Concursados chamaram a atenção do secretários nas galerias da Assembleia (Fotos: Portal Infonet)

Peritos criminais aprovados em concurso realizado ano passado acompanharam a visita do secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado ao plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe para cobrar a contratação imediata. Eles já concluíram as duas fases previstas no edital e até agora não foram chamados para começar a trabalhar. São 242 vagas em aberto, enquanto a população sofre com a falta dos profissionais.

De acordo com o representante da Comissão de Aprovados no concurso realizado para o suprimento de vagas na Coordenadoria Geral de Perícia (Cogerb), Pedro Henrique Menezes Santos, os aprovados concluíram a última etapa em outubro de 2014.

“O concurso começou há quase um ano composto por duas etapas: conhecimentos gerais e específicos e curso de formação de 240 horas para a especialização na carreira de perícia criminal. As duas fases foram concluídas ano passado e desde outubro nós estamos aptos a prestar os serviços à sociedade. Somos sensíveis às demandas da população sergipana em relação à segurança pública, temos plena convicção de que muito embora haja um grande empenho das demais forças de segurança do estado, nós só vamos encontrar uma solução para os problemas que hoje existem, com a integração dos trabalhos”, acredita.

Pedro Henrique: "Acabar com a máxima de que a polícia prende e justiça solta"

Pedro Henrique disse ainda que se a perícia continuar funcionando de uma maneira precária, não se tem condições de fechar o ciclo necessário à boa segurança pública. “Nós somos do concurso da Cogerp, responsável pelas investigações em local do crime e pela produção das provas materiais, que são quem fundamentam e com a produção dessas provas é que pode acabar com a máxima de que a polícia prende e a justiça manda soltar”, entende.

Vagas

Para se ter uma ideia, o edital previa um quantitativo de 34 vagas para cinco carreiras diferentes. Dentro dessas cinco carreiras, o que existe previsto em lei são 242 vagas.

“Essas 242 vagas não foram ocupadas e nós temos por peculiaridade no edital, um número de formados de 144. São cinco vezes mais para fazer o curso de formação. Então nós temos 144 profissionais aptos para trabalha que podem assumir e ainda vão sobrar 98 daquelas 242 vagas. Nesse sentido a gente se coloca a disposição da sociedade sergipana para que tão logo o Estado decida pelo interesse de nos nomear, a gente começar a trabalhar”, enfatiza Pedro Henrique.

Durante o pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, ao perceber a reivindicação dos aprovados no concurso da Cogerp, o secretário Mendonça Prado afirmou que “Não quero aqui deixar palavras ao vento e assim que pudermos vamos desencadear o processo de contratação. Basta olhar no rosto de cada um de vocês para verificar a vontade de trabalhar e a competência de cada um”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais