Pessoas acima de 60 anos terão horário especial para votar

Pessoas acima de 60 anos terão horário especial para votação (Foto: Eduaca Mais Brasil)

Muitas coisas estão diferentes esse ano por conta da pandemia do Covid-19 e nas eleições municipais, que acontece no próximo domingo, 15, não é diferente. Além das medidas sanitárias que terão que ser adotadas para garantir a segurança de todos que participam do pleito, esse ano o horário de votação foi ampliado em uma hora. Idosos acima de 60 anos terão horário preferencial.

E pensando na saúde dos eleitores, o TSE definiu que o horário das 7h às 10h será preferencial para que as pessoas acima de 60 anos que fazem parte do grupo de risco votem.

A medida adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em ampliar o horário de votação, que esse ano será das 7h às 17h, é para garantir mais tempo para que os eleitores votem com segurança e para tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.

O coordenador das eleições em Sergipe, Marcelo Gerard, explica que os demais eleitores não serão impedidos de votar nesse horário, mas a preferência é para esse público. Os eleitores sem prioridade poderão votar depois que todas as pessoas com preferência que estejam na seção já tenham votado.

“Não é proibido votar nesse horário, entretanto, o horário das 10h às 17h é um horário aberto às pessoas sem prioridade obedecendo o protocolo anterior, qual seja, votando um com prioridade e uma sem prioridade, então dessa forma também garante-se uma maior rapidez e eliminação das filas”, afirma.

Outra medida adotada esse ano para agilizar a votação, reduzir as filas e evitar mais contato físico entre os eleitores e o mesário foi a retirada da coleta biométrica. Os eleitores votarão apenas com o título de eleitor, que não é obrigatório, e um documento oficial com foto.

Os eleitores podem baixar o aplicativo e-Título e fazer seu cadastro. Nele o eleitor fica sabendo seu local de votação, seção eleitoral – muitas foram alteradas nessa eleição – e ainda tem acesso a cópia do título de eleitor que pode ser apresentado na hora de votar.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais