Petroleiros fazem ato em apoio aos caminhoneiros

Ato dos petroleiros foi na manhã desta segunda-feira (Foto: Reprodução/Sindipetro)

Grupos de petroleiros realizaram dois atos simultâneos, durante a manhã desta segunda-feira, 28, em apoio à greve dos caminhoneiros. Os manifestantes se concentraram em frente a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras, e Tecarmo, no bairro Atalaia. As manifestações desta segunda já foram encerradas, mas a categoria está disposta a iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira, 30, atendendo a convocação nacional da Federação de Petroleiros.

Segundo Gilvani Alves, da direção do Sindipetro (SE/AL), os petroleiros estão prestando apoio aos caminhoneiros que, desde o início da semana passada, estão às margens de rodovias em todo país. “Hoje estamos em apoio a eles e no processo de construção de uma greve dos petroleiros. Já há mobilizações em refinarias de outros estados nesta segunda, faremos reuniões com centrais e quarta-feira devemos entrar em greve”, explicou a sindicalista.

A greve terá como bandeira a contrariedade aos aumentos nos preços dos combustíveis, contra a privatização da Petrobras, prisão e confisco de bens de políticos condenados por corrupção e saída dos atuais gestores da Petrobras.

Medidas do Governo

Em pronunciamento nacional, o presidente da República, Michel Temer, anunciou que o Governo irá zerar as alíquotas da Cide e do PIS/Cofins, o que configurá numa redução de R$ 0,46 no preço do diesel. A medida prevê ainda congelamento do valor durante 60 dias, e após esse prazo, os reajustes acontecerão somente a cada 30 dias – hoje pode ser feito diariamente. O Governo também vai suspender a cobrança de pedágio por eixos suspensos e estabelecer tabela mínima para preços dos fretes. Com as medidas, o Governo esperar que os caminhoneiros encerrem a greve.

Por Ícaro Novaes 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais