PL que aumenta número de vereadores em Itabaiana será votado dia 26

Ivoni Lima de Andrade acredita que número de vereadores deve ser ampliado (Foto: Site Câmara de Itabaiana)

O projeto de autoria da presidente da Câmara de Vereadores de Itabaiana, Ivoni Lima de Andrade (MDB), que busca aumentar o número de vereadores do município de 14 para 17, está previsto para entrar na pauta de votação da Casa Legislativa no dia 26 deste mês.

Para ser aprovado o projeto de lei precisa de pelo menos 10 votos a favor. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Câmara, por conta da repercussão, alguns vereadores, que já tinham se manifestado favorável, voltaram atrás na decisão, mas a presidente da Casa tem buscado conscientizar os vereadores e a população a respeito da necessidade de aumentar o número de parlamentares.

Entenda

A vereadora Ivoni Lima justifica que há necessidade de aumentar a representatividade no Poder Legislativo devido ao crescimento populacional, e que muitas Câmaras Municipais reduziram o número de vereadores para se adequar aos novos parâmetros estabelecidos pela nova norma constitucional em 2009, que fixou os limites de forma proporcional de acordo com o número de habitantes, mas, que todas as Câmaras que reduziram o quantitativo de vereadores voltaram a fazer adequações, exceto Itabaiana.

A Câmara Municipal era formada por 17 vereadores, com a redução o número de parlamentares caiu para 10. Ivoni, que está entrando no terceiro mandato, tem buscado ao longo dos mandatos recuperar o número original. Através de duas intervenções ela já conseguiu incluir quatro vereadores, e agora pretende incluir mais três, caso o projeto seja aprovado.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais