Plano Diretor: Iran pede mais divulgação das audiências

Plano Diretor: Iran Barbosa pede mais divulgação das audiências públicas (Foto: divulgação)

O vereador Iran Barbosa, do PT, lamentou, nesta quarta-feira, 20/5, na Câmara Municipal de Aracaju, a pouca divulgação que vem sendo dada pela Prefeitura às audiências públicas que estão sendo realizadas com vistas a elaboração do projeto de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da capital sergipana. “O método não está funcionando”, alertou o parlamentar, que participou das etapas realizadas nos dias 14 e 19 de maio.

Na primeira audiência, o petista já havia chamado a atenção para o problema e solicitado uma ampla campanha publicitária, condiuzida pela Secretaria de Comunicação do município, de divulgação e de convencimento da população para uma participação mais ampla na elaboração do PDDU, que desde 2010 aguarda revisão.

“É preciso uma campanha nos moldes da que fizeram para o IPTU, por exemplo. É necessário dizer ao povo de Aracaju que a Prefeitura está chamando para debater o Plano Diretor”, colocou.

Para Iran Barbosa, além da divulgação pouco eficiente, o método de discussão tem sido pouco produtivo e pouco estimulante para os poucos que estão aparecendo para participar do processo.

“Na última audiência, fiz a proposta para que se realizem reuniões prévias com representantes dos setores interessados, antes das audiências, para discutir um método que ajude a produzir análises e alternativas que sejam proveitosas para discussão do Plano Diretor”, disse.

O parlamentar lembrou que, pelo cronograma da Prefeitura de Aracaju, serão realizadas sete audiências setoriais para uma leitura técnica, que consiste em detalhamento do método e do que é Plano Diretor para, ao fim, levantar o questionamento: “Qual a Aracaju que você quer ter?”.

“Assim fica muito difícil. Nós já temos um Plano Diretor, temos uma proposta de revisão que o prefeito retirou da Câmara no início da sua gestão e temos estudos técnicos feitos pela Prefeitura. É sobre isso que precisamos nos debruçar como ponto de partida para chegarmos no Plano Diretor que queremos para a nossa cidade”, opinou o petista.

Para o parlamentar, que reconheceu a competência e a seriedade dos técnicos da Prefeitura Municipal de Aracaju, o método adotado não está produzindo aquilo que a população espera de debate para a elaboração ou revisão de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.

“Espero que nas próximas audiências o método seja outro e a divulgação seja mais ampla, para que depois não tenhamos audiências públicas para inglês ver. Não é isso o que queremos. A participação popular precisa ser estimulada e o método tem que ser produtivo, senão, teremos audiências públicas sem a participação do povo, e isso não nos interessa”, reforçou o petista.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais