![]() |
Juvêncio Oliveira e Emmanuel Nascimento juntam documentos do Plano Diretor (Fotos: Arquivo Portal Infonet) |
Os vereadores começam a votar nesta terça-feira, 17, o primeiro lote de emendas do Plano Diretor. O assunto vem sendo debatido há vários meses entre representantes de entidades civis e a população. Antes muitos criticavam a demora na votação do PD por parte da Câmara, agora, a votação nesse período de campanha eleitoral, já começa a dividir opiniões. Isso porque existe o risco de a Câmara sofrer pressão de grupos econômicos que possuem interesses restritos.
De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Sergipe, Carlos Augusto Monteiro, “nesse momento pré-eleitoral, talvez toda essa discussão esteja contaminada de interesses outros que não seja o melhor caminho que o aracajuano queira. Se eventualmente seguir adiante essa discussão, que o cidadão acompanhe [pode ser por meio do painel instalado pelo Fórum em Defesa da Grande Aracaju que mostrará quem votará contra o Plano Diretor] para fazer uma avaliação de quem merece ou não representar o povo no próximo mandato”, destaca.
|
Representantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju e do ParticipeAju |
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Jorge Silveira é da opinião de que o Plano Diretor de Aracaju não deve ser votado em período eleitoral. “Penso um pouquinho ao contrário quanto a votação do PD agora num momento onde existem interesses políticos muito fortes, interesses corporativos também muito fortes. Deixar que um Plano dessa natureza que vai a favor da sociedade de Aracaju seja votado num momento de eleição, existe a possibilidade de jogar tudo o que foi construído, fora”, entende.
Fórum
O representante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Firmo disse ser uma ‘faca de dois gumes’. “Se ficar para o ano que vem vai demorar muito mais. Se votar agora, vão votar sob o calor das eleições. Outro risco seria votar depois do dia sete de outubro. No próximo ano é uma legislatura nova, muitos vereadores novatos que não tem o acumulo que esses tem, que já vem acompanhando, já fizeram audiências publicas, já discutiram com as entidades”, ressalta.
|
José Firmo é um dos maiores defensores dos interesses da população |
Firmo disse ainda que todas as entidades que acompanham as discussões do Plano Diretor, devem “fechar os olhos para essa questão das eleições e fazer o que deve ser feito, votar o que puder votar e depois o resto, porque a revisão do Plano Diretor já está bastante atrasada, sem esquecer que nem todos os vereadores da próxima gestão, participaram das discussões com as entidades e a scoiedade nas audiências públicas", entende.
ParticipeAju
Segundo o integrante do Grupo ParticpeAju, Abelardo Mota a ideia é que se vote apenas as emendas que tiverem opiniões unânimes entre os vereadores. “O Grupo ParticipeAju vem realizando audiências públicas na cidade e já protocolou no início do ano, as 31 propostas consolidadas pelo grupo, visando disciplinar a ocupação do solo, trazendo restrições no sentido de não se criar um adensamento na cidade. Quanto a votação, o presidente Emanuel Nascimento tem se mostrado aberto ao diálogo, mostrado compromisso com os interesses da cidade e agente espera que não fique no discurso, que se concretize em ações efetivas na votação ao menos das propostas que foram apresentadas pelo grupo”, afirma.
|
Abelardo Mota: "Grupo apresentou 31 propostas ao projeto" |
Já Saulo Coelho, também do ParticipeAju, entende existir um jogo de pressões políticas muito intensas. “A gente sabe que há um jogo de pressões políticas, de bastidores muito intensas. A gente sabe que tem grupo econômicos muito fortes, que tem interesses em mais lucratividades nos investimentos imobiliários. É muito importante que haja um equilíbrio entre os vereadores para que eles não fiquem recebendo pressão dos grupos econômicos que têm interesses restritivos”, enfatiza.
Votação
Divisão de opiniões à parte, a Câmara Municipal de Aracaju promete iniciar a votação das emendas do Plano Diretor na tarde desta terça, 17, mesmo no período de recesso. O presidente da Casa, Emmanuel Nascimento (PT) explicou que nesta primeira etapa serão votadas apenas as emendas consideradas consensuais.
“Estaremos votando as emendas menos polêmicas e que já passaram pela análise da equipe técnica do jurídico, da relatora do PD, Miriam Ribeiro (PSD) e do sub-relator, Juvêncio Oliveira (DEM)”, diz.
Ele garantiu que a decisão em antecipar o regresso dos trabalhos legislativos foi tomada em conjunto. “Diante da necessidade em dar mais fluidez do Plano Diretor e após uma conversa coletiva, todos os vereadores compreenderam que fosse melhor retomar as atividades e dar celeridade a esta matéria”, enfatiza descartando qualquer influência política na votação.
Tantos as entidades organizadas quanto a população aguardam que seja votado um Plano Diretor que possa dar mais sustentabilidade e mais qualidade de vida à capital sergipana.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B