Plano Plurianual é aprovado pelos vereadores (Foto: Arquivo Infonet) |
A Câmara de Vereadores aprovou, em segunda discussão, na sessão desta terça-feira, 12, o Plano Plurianual (PPA), enviado ao parlamento pela Prefeitura de Aracaju. O projeto define as diretrizes e prioridades da gestão pelo quadriênio 2018-2021, e foi contemplada com polêmica na Casa.
Foram analisadas 10 emendas à propositura, sendo cinco do poder executivo (todas aprovadas por maioria dos votos), quatro do vereador Américo de Deus (Rede) e um da vereadora Kitty Lima (Rede). A de Américo de Deus (Rede) retirava R$ 10 milhões que seriam destinados originalmente à propaganda institucional para a reforma dos mercados municipais. Essa pauta foi rejeitada duas vezes, já que o autor e a bancada de oposição recorreram da primeira recusa.
O vereador Isac (PC do B) pediu a palavra para justificar o voto contrário, e alegou que a oposição fazia teatro e dava ‘chiliques’, por se posicionar ferrenhamente a favor de algo que a própria PPA já previa. Élber Batalha (PSB), por sua vez, rebateu tocando no assunto da CPI da saúde.
As diretrizes definidas pelo Poder Executivo foram: tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa; promover desenvolvimentos urbano e econômico sustentáveis; desenvolvimento social; garantir excelência na prestação de serviços públicos; e assegurar protagonismo dos moradores na gestão e nas políticas públicas.
A PPA é requisito para que seja votada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que este ano prevê R$ 2,3 bilhões para a PMA no próximo ano. O orçamento deve ser votado na Câmara na próxima semana, encerrando as atividades da Casa em 2017.
Por Victor Siqueira
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B