Plenária marca o Dia de Luta em Defesa do Plebiscito

Plenária aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários (Fotos: Portal Infonet)

“As bandeiras da Direita vinham aparecendo com muito mais força nos últimos meses e nós do Movimento Social começamos a ficar preocupados, porque há muito tempo a Esquerda não via as bandeiras reacionárias nas ruas”. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira, 14, pela coordenadora do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), Dalva da Graça, durante plenária pelo Dia de Luta em defesa do Plebiscito Constituinte.

Ao fazer uma ánalise de conjuntura, a militante do Motu lembrou que nas últimas eleições, representantes do Movimento de Direita colocaram o povo nas ruas com a finalidade de disputar espaço.

“Isso deixou a gente muito preocupado, mas a Esquerda conseguiu fazer uma campanha politizada. A nossa luta em defesa do Plebiscito Constituinte impulsionou o Governo a politização, a campanha seria só pelo Bolsa- Família e nós conseguimos fazer com que as eleições fossem mais políticas e avançassem no ambiente das lutas. Dilma teve que se posicionar para a Esquerda, para ganhar as eleições”, afirma destacando o momento em que as forças que compõem  o sistema estão indo para as ruas.

Dalva da Graça: "Dilma teve que se posicionar para a Esquerda"

Dalva da Graça falou ainda sobre fatores em nível internacional. “O Papa Francisco vem conseguindo colocar um posicionamento diferenciado dos papas anteriores. Recentemente aconteceu um encontro do Papa Francisco com os Movimentos Sociais e ele se colocou a favor de bandeiras complicadas de se trabalhar dentro da igreja, como a homofobia, a reforma agrária , a luta pela moradia e pelos diretos dos trabalhadores”, comemora.

Souza

Antes de iniciar o evento no auditório do Sindicato dos Bancários, foi feita uma homenagem ao presidente José Souza, que morreu mês passado vítima de um infarto fulminante. Sem conseguir segurar as lágrimas, a nova presidente do sindicato, Ivânia Pereira, agradeceu o vídeo com as melhores imagens do sindicalista e disse estarem num momento muito difícil.

Representantes de sindicatos e movimentos sociais participaram do evento

“É um momento muito difícil. O que aconteceu foi uma tragédia. Conheci Souza na década de 80, sempre na luta e com o esforço de fazer o melhor. Foi aqui nessa casa que ele viveu por mais de 30 anos. Em nome da família de Souza, do Sindicato dos Bancários e da Federação dos Bancos, nós agradecemos profundamente a homenagem. É muito fácil esquecer de quem não está vivo, mas a gente precisa lembrar do homem pelas obras”, ressalta.

As atividades pelo Dia de Luta em Defesa do Plebiscito Constituinte, prosseguem com um ato no Calçadão da rua João Pessoa, visando mostrar a população, a importância da Reforma Política para a democracia.

Por Aldaci de Souza

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Ivânia Pereira chora ao lembrar da luta de José Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais