PLS que tipifica o feminicídio como crime qualificado

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) revelou-se otimista com a possibilidade concreta de o Plenário do Senado votar nesta quarta-feira,17, o Projeto de Lei Suplementar 292/2013 que tipifica o feminicídio como um tipo qualificado de homicídio, previsto no Código Penal.

Proposto em 2013 pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou e discutiu o problema da violência contra a mulher, o projeto define feminicídio “como a forma extrema de violência de gênero que resulta na morte da mulher”. A pena prevista é de 12 a 30 anos de prisão.

“Precisamos fazer muito mais para que as mulheres não continuem sendo vitimadas das mais variadas formas de violência”, defendeu a senadora, ao considerar que a tipificação dessas violências extremas em crime já representa um grande avanço.
Maria destacou que a tipificação especial para o feminicídio ( homicídio praticado contra a mulher por razões de gênero), não exclui punições para os demais crimes, como estupro, por exemplo.

Ao justificar a proposta, a CPMI argumentou que a aprovação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) foi um ponto de partida, e não de chegada, no combate à violência contra a mulher. Daí a defesa da inclusão do feminicídio no Código Penal, em sintonia com recomendação da Organização das Nações Unidos (ONU).

Da assessoria parlamentar com informações da Agência Senado

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais