
A Prefeitura de Aracaju informou nesta segunda-feira, 14, que a Procuradoria-Geral do Município está adotando todas as medidas judiciais cabíveis contra o ex-deputado de São Paulo, Arthur Moledo do Val, em razão do vídeo publicado nas redes sociais cujo teor contém trechos desrespeitosos ao povo sergipano. A PMA classificou as palavras como “ofensas xenofóbicas e ataques à honra do povo aracajuano”.
No âmbito cível, o Município vai ingressar com ação para reparação por danos morais coletivos. Segundo a PMA, o objetivo é defender a dignidade e a imagem de toda a população de Aracaju, que foi atingida de forma direta pelas falas ofensivas.
Já esfera penal, as declarações configuram, em tese, crimes contra a honra, como injúria e difamação, além de possível discriminação. As providências necessárias já estão sendo adotadas para que o ex-deputado responda criminalmente pelas ofensas dirigidas tanto à população quanto às autoridades públicas envolvidas.
“A Prefeitura reforça que Aracaju é uma cidade de povo trabalhador, alegre e acolhedor. Terra de Ilma Fontes, de Zé Peixe, de Luciano Cabral e de Maria Rita Soares. Terra de tantas pessoas que constroem a nossa história e guardiã de belezas que encantam o Brasil. Enquanto houver qualquer tentativa de desrespeitar o nosso povo, a Prefeitura de Aracaju agirá com firmeza para garantir respeito e justiça”, disse a PMA em nota.
Entenda o caso
Uma fala agressiva do ex-deputado estadual por São Paulo, jornalista e youtuber Arthur do Val, direcionada ao povo sergipano, gerou forte polêmica e reações negativas nos últimos dias, tanto na internet quanto em veículos de comunicação.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais com o título “A verdade sobre Wesley Safadão”, o ex-parlamentar reage a uma gravação do evento em que o cantor , no palco do Forró Caju 2025, convida a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, e o deputado federal Thiago de Joaldo, para anunciarem, em público, o compromisso de garantir por emenda parlamentar a contratação do artista para o ano seguinte. Em um trecho, ele dispara palavras contra os sergipanos e, revoltado com o que considerou uso político da festa, Arthur do Val, dispara diversas palavras ofensivas.
Por Verlane Estácio com informações da PMA