Polícia investiga novos contratos feitos por vereadores

Valores que teriam sido desviados no esquema (Foto: reprodução investigações)

A Operação Indenizar-SE não parou com o final do inquérito policial que culminou com a denúncia contra 15 vereadores de Aracaju, acusados de articular um esquema de emissão fraudulenta de notas fiscais para desviar as verbas indenizatórias transferidas pela Câmara Municipal de Aracaju aos parlamentares da capital sergipana.

A Operação Indenizar-SE terá uma terceira etapa, segundo explicações da delegada Danielle Garcia, do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), para dar sequência à investigação que envolve novos contratos firmados por alguns vereadores e uma advogada e uma entidade do terceiro setor.

É possível, segundo a perspectiva da delegada Danielle Garcia, esta nova investigação atingir outros parlamentares. Mas já há um forte indício que o esquema atingiu uma advogada, que ainda não foi citada, e uma entidade do terceiro setor que teria emitido notas fiscais suspeitas em favor de um dos parlamentares investigados e denunciados na Operação Idenizar-SE.
Indiciados

Na última fase da Operação Indenizar-SE, além dos 15 vereadores também foram indiciados o advogado Alcivan Menezes e os filhos Pedro Ivo Carvalho, Richard Leon Silva e Alcivan Filho e ainda o contador Robson Barreto Santos. Este grupo teria sido responsável pelo desvio de cerca de R$ 5 milhões, entre os anos de 2012 e 2015.

Mas os vereadores Adelson Barreto Filho, o Tijói, e Agamenon Sobral, mesmo depois de iniciadas as investigações, deu continuidade ao esquema fraudulento, conforme explicações do promotor de justiça Henrique Cardoso. E por estes motivos acabaram contemplados com prisão preventiva, assim como os demais denunciados.

Vereadores denunciados 

Mais grave, na ótica da delegada, é que Adelson Barreto Filho formalizou um novo contrato suspeito com uma advogada, repassando integralmente toda a verba de subvenção que recebeu da Câmara de Vereadores nos últimos três meses.

Vereadores já denunciados

Adriano Oliveira [Adriano Taxista – PSDB]
Agamenon Sobral – PHS
Agnaldo Feitosa – PR
Anderson Silva [Anderson de Tuca – PRTB]
Jailton Santana – PSDB
Augusto da Silva [Agusuto do Japãozinho – PRTB]
Valdir Santos – PT do B
Ivaldo José – PRTB
Max Prejuízo – PSB
Daniela Fortes – PEN
Gonzaga de Santana – PMDB
Emmanuel Nascimento – PT
Roberto Moraes – SD
Renilson Félix – DEM
Tijói Barreto Evangelista, o Adelson Barreto Filho – PR

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais