População é aliada da Justiça Eleitoral na fiscalização das eleições

O maior número de candidatos e a proximidade deles com a população tornam as eleições municipais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), um pleito mais complicado, em especial no que diz respeito a fiscalização. De acordo com Marcelo Gerard, coordenador de planejamento, estratégia e gestão do TRE/SE, a população é uma grande aliada no processo fiscalizatório.

Marcelo Gerard lembra que receber pagamento por voto também é crime (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Ainda segundo o TRE/SE, a fiscalização das eleições é feita pelo Ministério Público, e também pela Justiça Eleitoral, quando o juiz, através da determinação, entenda a necessidade urgente. “Sem a população ajudando fica muito difícil realmente que algumas situações sejam descobertas e se tornem objetos de processos para punir os responsáveis. Então, se o eleitor receber proposta indecente de compra de voto ou presenciar a situação, pegue a prova disso e encaminhe ao Ministério Público ou a Justiça Eleitoral para que as providências sejam adotadas. É o eleitor que vai ajudar nesse sentido”, afirma.

Gerard lembra que o Ministério Público tem feito um trabalho intenso de acompanhamento e fiscalização em Sergipe. “Não se engane aquele que tem intenção de cometer qualquer crime eleitoral, o Ministério Público vai fiscalizar, ele sempre fiscalizou bem aqui em Sergipe, inclusive a gente percebe pela quantidade de processos que estamos vendo na Justiça Eleitoral sobre denúncias prestadas pelo Ministério Público”, alerta.

O TRE lembra que o eleitor que aceitar qualquer tipo de pagamento ou favor em troca de voto também está cometendo um crime eleitoral. “Recebeu pelo voto também pratica crime eleitoral e pode ser pego e responder por isso também. Dar e prometer algo em troca de voto já faz parte do tipo criminal”, garante.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais