Prefeito de Aracaju recebe Missão do Bid

Edvaldo ao lado do gerente de projeto do BID, Jason Anthony Hobbs (Foto: Silvio Rocha)

Na manhã desta segunda-feira, 25, o prefeito Edvaldo Nogueira fez a abertura da reunião inicial de discussões técnicas sobre os projetos a serem executados com o empréstimo de U$ 30 milhões concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A operação de crédito, formalizada na última sexta-feira, 22, em Brasília, vai permitir a realização de obras importantes para a população aracajuana.

A reunião, que teve a participação de membros das secretarias envolvidas nas obras e representantes do BID, ocorreu no primeiro dia útil após a assinatura do termo de contrato, o que demonstra a celeridade com que a administração municipal pretende executar as obras previstas. O encontro desta segunda serviu para definir e discutir processos e metas, com o intuito de agilizar o andamento dos projetos.

Durante a abertura, o prefeito de Aracaju ressaltou o empenho da Prefeitura na busca de recursos do banco, que até pouco tempo só liberava empréstimos para a União e para os Estados. A capital sergipana é o 11° município do país a receber esse tipo de verba, dentro do programa Procidades.

"Durante quase quatro anos, passamos pelo processo de elaboração de projetos, discussão de prioridades, adequações e medidas necessárias para ter acesso ao empréstimo. Fazemos parte da primeira leva de municípios que conseguiu romper essa barreira e obter o crédito. E, agora, o mesmo empenho que tivemos durante esses anos para obter o recurso, teremos para aplicar o dinheiro e executar as obras para melhorar a vida da população", disse Edvaldo.

Investimento

Com o empréstimo serão realizadas melhorias na infraestrutura de bairros da Zona Norte, construção de escolas e creches, interligação da Zona de Expansão à Zona Sul e ao Centro, através de uma nova via que irá passar pela ponte sobre o rio Poxim, além da reforma do prédio da antiga Alfândega, no Centro Histórico, onde funcionará a Casa de Cultura. Segundo o secretário de Planejamento e coordenador do projeto em Aracaju, Dulcival Santana, a reunião é o primeiro passo para a execução das obras.

"Estamos iniciando o processo de análise técnica do investimento, em uma reunião inicial de apresentação. Vamos definir as próximas ações a partir de agora, esclarecer dúvidas e agendar a chamada 'missão de arranque', além da série de visitas da equipe aos locais das obras", explica Dulcival.

Trabalhos

O gerente do projeto do BID em Aracaju, o especialista em desenvolvimento urbano Jason Anthony Hobbs, afirma que a prioridade é dar andamento ao projeto para o início das licitações, ordens de serviço e, em seguida, início das obras. O especialista estará na capital acompanhando as equipes até a próxima sexta-feira, 29.

"Vai ser uma equipe multidisciplinar, que vai verificar questões como o impacto ambiental das obras, a missão de arranque, os gastos já efetuados. Nós vamos trabalhar junto à Prefeitura para tirar dúvidas, ajudar na elaboração de editais, para poder dar início à fase de execução das obras com agilidade", afirma Jason.

Fonte: Ascom PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais