Prefeito é vítima de golpe usando aplicativo de mensagens

 

Reprodução da mensagem que teria sido enviada por golpista usando a conta de WhatsApp do prefeito Edvaldo Nogueira (Foto: Ascom/SSP)

A Delegacia de Crimes Cibernéticos divulgou nesta quinta-feira, 5, um alerta sobre um novo golpe que está sendo empregado através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Conforme informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), os golpistas estariam enviando mensagens em nome de políticos, convidando usuários a entrar em um grupo de discussão. E uma das pessoas que já se declarou vítima desse novo golpe foi o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (sem partido). Ele já prestou boletim de ocorrência na Delegacia Geral da Polícia Civil, na capital sergipana.

As investigações sobre esta modalidade criminosa através da internet estão sendo conduzidas pela delegada Rosana Freitas. “Usando nomes de políticos importantes, o golpista se passa por assessores e encaminha mensagens sugerindo o ingresso das vítimas em grupos de Whatsapp. Nessas mensagens, eles pedem o código que será enviado para o telefone da vítima”, destaca a nota da SSP.

Conforme a SSP, o código que os golpistas pedem é a numeração que permite que o aplicativo seja habilitado em outro aparelho e, consequentemente, desconectado do original. “A partir desse momento, o golpista passa a enviar mensagens para os seus contatos solicitando uma quantia em dinheiro”, ressalta.

A mensagem

Segundo a SSP, na tarde da quarta-feira, 4, o prefeito de Aracaju esteve na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil e narrou a situação para a delegada Rosana Freitas, da Delegacia de Crimes Cibernéticos. De acordo com a SSP, na mensagem enviada para várias listas, o golpista faz o convite e usa termos que sugerem slogan de campanha política. “A assessoria do prefeito Edvaldo Nogueira vem de forma especial convidar você para participar do novo grupo whatsapp municipal de Aracaju ‘Cidadãos de Bem e Saúde para Todos’. Será um imenso prazer ter você conosco”, esta seria a mensagem disseminada pelo golpista em nome da assessoria do prefeito Edvaldo Nogueira.

A Polícia Civil já instaurou o inquérito policial e pede a qualquer outro político que tenha a informação sobre citação parecida, que esclareça o fato imediatamente junto à opinião pública e registre o episódio em boletim de ocorrência na Polícia Civil.

A SSP também identificou golpes, em que os criminosos teriam usado sites de vendas e negociação de produtos para ter acesso a mensagens pessoais dos donos de smartphones. “Agora, [eles] fazem convite em nome de supostos assessores de políticos a fim de ludibriar as vítimas e ter acesso a dados pessoais”, alerta nota enviada pela SSP à imprensa.

 

Por Cassia Santana, com informações da Ascom da SSP

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais