Prefeitos confirmam paralisação para esta quarta-feira

Presidentes das associações querem reunião com governador / Foto: Arquivo Infonet
A paralisação das prefeituras como forma de alertar a sociedade para os efeitos da crise financeira está confirmada para acontecer nesta quarta-feira, 29. Além disso, os presidentes de associações devem se reunir com o governador Marcelo Déda para discutir a situação dos municípios. Apenas os serviços de saúde e educação funcionarão normalmente.

De acordo com o presidente da Associação de Municípios do Baixo e Vale do São Francisco e prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, a mobilização tem o intuito de conscientizar a população sobre os problemas que as prefeituras estão enfrentando, em decorrência da crise. “Não faremos greve, mas uma mobilização para chamar a atenção do Governo Federal para as nossas necessidades”, explica Ricardo Roriz.

Ricardo Roriz: “sociedade precisa estar conscientes dos efeitos da crise”
Responsabilidade fiscal

“Alguns municípios já ultrapassaram o limite de 54%, estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal, para pagamento dos servidores, por causa da queda do repasse do FPM [Fundo de Participação dos Municípios]”, argumenta o prefeito. Ainda, segundo ele, “as medidas anunciadas pelo prefeito Lula para auxiliar as prefeituras não foram colocadas em prática e por isso, a situação financeira dos municípios continua preocupante”.

Os presidentes das associações, que reúnem as prefeituras do interior do Estado, articulam também um encontro com o governador Marcelo Déda nesta quarta-feira, para viabilizar medidas emergenciais para reduzir os efeitos da crise nas contas municipais.

Por Valter Lima

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais