Prefeitos discutem crise dos municípios na Assembleia

Prefeito de São Cristóvão levou uma caravana com camisas laranjas (Fotos: Portal Infonet)

Prefeitos sergipanos que paralisaram as atividades nesta terça-feira, 29, compareceram à Assembleia Legislativa de Sergipe, atendendo requerimento da deputada Silvia Fontes (PDT) para discutir a crise pela qual passam as prefeituras sergipanas. Na ocasião, a deputada propôs a criação de uma Frente Parlamentar de Prefeitos visando mostrar a situação à presidente Dilma Rousseff (PT).

“A gente tá sofrendo e quando alguém pisa no nosso pé e a gente não grita, ninguém escuta. Essa manifestação é para chamar a atenção da sociedade para o momento crítico que os municípios estão passando, estão falidos. É preciso fazer um Pacto Federativo urgente para que haja uma distribuição de renda nesse país, porque as demandas acontecem nos municípios, o cidadão não tem acesso aos governadores e ao presidente da República, mas aos prefeitos”, lembra o presidente da Associação dos Municípios da região Centro-Sul (Amurces) e prefeito de Pedrinhas, José Antônio da Silva Alves, o Zé de Bá (PR).

Zé de Bá, presidente da Amurces

“As prefeituras estão sendo afetadas com os cortes. O Governo Federal tem sido muito incoerente nos cortes feitos aos municípios, que são com quem as pessoas tem um contato mais direto. O Governo Federal tem que rever essa situação e não vamos desistir enquanto não conseguirmos um resultado positivo que é parar com esses cortes e restabelecer o que já foi tirado de nossa cidade”, completa o prefeito de São Cristóvão Jorge Eduardo Santo, o Jorjão (PSB). Zé de Bá disse ainda que, “de cada 100 reais que se paga de imposto nesse país, 60 vai para a União, 25 para os estados e apenas 15 para os municípios. Cada dia que passa os municípios aumentam as suas responsabilidades e as receitas caem. Não existe bom administrador sem dinheiro”, entende.

Laranja?

Jorjão: "Eu vim de preto e trouxe minha equipe com camisas na cor da gestão"

O prefeito Jorjão, levou para as galerias da Assembleia Legislativa de Sergipe, uma caravana de servidores todos com camisas na cor laranja. Indagado pelo Portal Infonet se seria a nova cor da administração, ou se tinha a ver com ele ser o ‘laranja’ de Armando Batalha, Jorjão foi enfático:

“Essas são as cores da gestão e eu convoquei toda a minha equipe pra se fazer presente e a apoiar não só o prefeito de São Cristóvão, mas todos os prefeitos que estão sofrendo. Essa foi uma doação de um amigo nosso, empresário do Grande Rosa Elze que nos doou não só as camisas laranjas, mas a camisa preta do prefeito, representando o luto. Não foi Armando Batalha que doou não”.

Segundo a autora do requerimento, a deputada Silvia Fontes, o objetivo foi convidar os prefeitos e os representantes das associações com a proposta de fazer uma Frente Parlamentar de Prefeitos.

Silvia Fontes: "Precisamos dizer pra Dilma que a gente não aguenta mais"

“Vamos atrás de outras assembleias do Nordeste para que a gente possa fazer um grande movimento para chegar a Brasília e dizer pra Dilma que a gente não aguenta mais, temos uma diversidade imensa, mas o Governo Federal não consegue entender isso e acaba tratando todo mundo de forma igual, como se todo mundo fosse uma única coisa e não é. Precisamos que a responsabilidade do Governo Federal seja assumida de fato”, alfineta.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais