Prefeitos recebem orientações sobre planejamento

Evento reuniu prefeitos (Fotos: Portal Infonet)

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) promoveu na manhã desta quinta-feira, 13, um ciclo de palestras para os atuais prefeitos e os eleitos do Estado de Sergipe. Os gestores receberam orientações sobre as diversas áreas da administração pública. Temas como as novas estratégias de planejamento, gestão de contratos e captação de recursos junto ao Governo Federal, foram debatidos na oportunidade.

Na ocasião, o prefeito de Estância e presidente da FAMES, Ivan Leite, detalhou as mobilizações previstas e pautas prioritárias municipalistas em 2013 no Congresso Nacional e Governo Federal. Leite explica ainda, que o objetivo do evento é colaborar com os novos prefeitos eleitos, e para os que estão terminando seus mandatos. “A intenção é que eles tenham noções de alternativas e soluções já encontradas pelos prefeitos atuais, e eventualmente suas idéias para buscar novas soluções”, explica.

Jean Carlos "O momento é importante para trocar experiências"

Ainda segundo Ivan Leite, os prefeitos estão sofrendo com as restrições financeiras. “É público e notório o crescimento das despesas tanto do aumento salarial, quanto do piso salarial dos professores e demais custeios. Se há esse aumento de despesa haverá, obviamente, a defasagem no fluxo de caixa. Os prefeitos, que esperavam terminar o ano com suas contas em dias, estão com dificuldades para quitar suas contas, em especial os que não foram reeleitos. Esperamos que isso seja devidamente apreciado pelos setores, que vão analisar  posteriormente  essas contas. Na maioria dos casos, os débitos não foram causados pelos prefeitos, uma vez que na têm controle sobre ao aumento salarial ou do piso dos professores, se essa for a razão do estouro do caixa. Portanto, é injusto que o prefeito venha a sofrer qualquer tipo de punição”, entende.

Eleito pela primeira vez, o prefeito da Cidade de Boquim, Jean Carlos Nascimento, explica que o momento é importante para estreitar as relações com outros gestores. “Essa aproximação é muito valiosa. Aqui vamos apresentar e conhecer idéias e buscar soluções”, diz.

Ivan Leite "A intenção é que eles tenham noções de alternativas e soluções"

O presidente da FAMES destaca ainda a importância da unidade dos gestores no fortalecimento do pacto federativo mais justo. “Enquanto a concentração da arrecadação dos impostos fica com o Governo Federal, a obrigação pela prestação da maioria dos serviços públicos é dos municípios. Precisamos equilibrar essa balança, e somente com a união dos prefeitos é que conseguiremos mudar essa situação”, relata o presidente da FAMES.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais