Preservação dos Biomas brasileiros é debatida na Câmara

Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom Frei João José Costa (Fotos: Portal Infonet)

Vereadora Emília Correia chama parlamentares para a responsabilidade de tratar sobre o tema proposto pela Campanha da Fraternidade

Presidente da Cãmara de Vereadores de Aracaju, Nitinho Vitale

Vereador Iran Barbosa foi quem requereu a presença do arcebispo na Câmara de Vereadores

Vereador Antônio Bittencourt Junior diz que destruir o meio ambiente é como destruir a própria casa

“Algumas pessoas me perguntam por que a igreja estendeu o olhar sobre esses assuntos, porque não se preocupa apenas com temáticas religiosas. Quem pensa dessa maneira talvez não conheça a sagrada escritura. As primeiras palavras da Bíblia tratam justamente da criação, da obra tão preciosa de Deus. Então se é uma criação de Deus, é, também, uma responsabilidade nossa cuidar dessa casa que Ele nos presenteou”.

O discurso é do arcebispo Metropolitano, Dom Frei João José Costa, feito nesta manhã, 16, na plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com o intuito de debater entre os parlamentares o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que trata dos Biomas brasileiros, fazendo veemente defesa da vida e do meio ambiente.

Segundo o arcebispo, o primeiro tema específico da campanha da Fraternidade é aprofundar o conhecimento de cada Bioma e suas belezas, seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro.

“Aqui no Estado de Sergipe temos apenas dois biomas: a caatinga e a mata atlântica. O nosso pensamento é que precisamos cuidar desses dois biomas, fazendo primeiro nosso dever de casa. Mas, também cuidar dos demais e porque não do mundo inteiro, como casa comum de todos?”, questiona.

A vereadora Emília Correia deu sua opinião sobre o tema da Campanha da Fraternidade, chamando os parlamentares para a responsabilidade de tratar do tema com o devido cuidado que ele exige.

“Dos princípios bíblicos vêm os princípios constitucionais. Somos responsáveis por cultivar a nossa criação. É muito importante esse debate, não vamos fugir das nossas responsabilidades”, diz a vereadora. “Essa casa está sempre à disposição das igrejas e da população aracajuana”, ressalta o presidente da CMA, vereador Nitinho Vitale.

A presença do arcebispo de Aracaju na Câmara de Vereadores foi motivada por requerimento proposto pelo vereador Iran Barbosa. Segundo o parlamentar, é de saltar o olhos a importância que tem o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, levando em consideração o quadro de muita devastação ambiental no Brasil e em todo mundo.

“É necessário preservarmos o lugar em que vivemos e a CNBB [Conferência Nacional dos Bispos no Brasil] coloca para o debate os biomas que temos aqui em nosso território brasileiro que é imenso, com mais do 8,5 milhões de quilômetros quadrados com várias configurações ambientais diferenciadas e a humanidade vem ocupando esse espaço ao longo da história por meio de uma relação bastante devastadora. Temos que refletir sobre as consequências disso”, diz o parlamentar.

Para o vereador Bittencourt Junior, é de fundamental importância debater sobre o tema proposto pela Campanha da Fraternidade, tendo em vista que a iniciativa da igreja Católica convoca tanto os parlamentares, quanto toda sociedade a cuidar do meio ambiente.

“Nós somos nesse universo o que há de mais complexo, de mais avançado. Mas, paradoxalmente somos os que mais destroem o meio ambiente. E como diz o arcebispo, destruir o meio ambiente é como destruir a nossa própria casa. Como legisladores temos nossa responsabilidade redobrada no sentido de utilizar essa casa como instrumento de repercussão da ideia de que a natureza precisa ser bem tratada porque nós precisamos dela”, afirma.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais