Presos políticos são homenageados pela OAB

Abertura do evento no auditório da OAB Secção Sergipe (Fotos: Portal Infonet)
Os 35 anos da Operação Cajueiro [ação militar deflagrada no dia 20 de fevereiro de 1976, culminando com a prisão e tortura de vários sergipanos que combatiam o regime de exceção implantado no Brasil durante a ditadura militar] foram lembrados na tarde desta sexta-feira, 18, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Sergipe.

O evento realizado pela OAB/SE teve por finalidade teve por finalidade prestar uma homenagem a várias personalidades que foram presas e torturadas durante a ditadura militar, a exemplo do jornalista Milton Coelho, ex-ativista sindical, que perdeu a visão durante os atos de violência sofridos à época.

Advogados, estudantes, familiares e amigos dos presos políticos
Os advogados Wellington Mangueira, Zelita Correia e Carlos Alberto Menezes [que também ficou com 40% da visão comprometida], o promotor Elias Pinho, os ex-vereadores Marcélio Bonfim e Antonio Gois, o Goisinho, além do v ice-governador Jackson Barreto e o secretário de Estado da Justiça, Benedito Figueiredo, também foram homenageados na tarde desta sexta-feira na OAB.

A solenidade foi aberta pelo presidente em exercício da OAB, Maurício Gentil. “Estamos fazendo uma homenagem às vítimas da ditadura militar e da Operação Cajueiro, em defesa permanente e constante da nossa democracia. Trata-se de uma oportunidade que temos de relatar aos advogados,

Zelita Correia passou 52 dias presas
estudantes e a sociedade de um modo geral por meio de depoimentos de como foi aquele episódio”, ressalta Maurício Gentil acrescentando a importância de estar vigilantes em defesa do Estado Democrático de Direito e da liberdade.

“É de grande importância este evento realizado pela OAB, para que possamos relembrar relatando os episódios sofridos para que as novas gerações entendam o que aconteceu, todos aqueles atos de violência durante a Operação Cajueiro”, entende o vice-governador de Sergipe e também preso político torturado, Jackson Barreto.

Milton Coelho perdeu a visão durante as torturas
Relembre

A Operação Cajueiro foi deflagrada no dia 20 de fevereiro de 1976 [uma sexta-feira] momento em que o Coronel Oscar da Silva e outros oficiais da 6ª Região Militar, sediada em Salvador, instauraram Inquérito Policial Militar (IPM) e sequestraram ativistas, estudantes, trabalhadores e militantes políticos sergipanos que lutavam pela redemocratização e pelo fim da ditadura militar no Brasil.

Depois de sequestrados, as vítimas do regime militar foram levadas presas e algemadas para as dependências do quartel do 28º Batalhão de Caçadores, onde ocorreram as sessões de torturas físicas e psicológicas, com participação de unidades dos órgãos de segurança sediados em Sergipe.

Por Aldaci de Souza

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais