“Privatização da Deso segue a todo vapor”, diz deputado

Parlamentar afirma que governo já deu alguns passos para privatização acontecer (Fotos: Portal Infonet)

Deputado Estadual Georgeo Passos

O processo de privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) corre a todo vapor, ao contrário do que afirma o governo do Estado, segundo pronunciamento do deputado estadual Georgeo Passos, feito ontem, 21, na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

"A gente entende que é uma estratégia do Governo de aqui no Estado passar a impressão de que tudo já está sepultado, não se fala mais nesse tema para, também, desmobilizar a categoria dos funcionários da Deso", informou o parlamentar.

De acordo com Georgeo Passos, no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) o processo de privatização da empresa está em andamento. "E muito rápido, por exemplo agora no início do mês de junho foi homologado o pregão onde o BNDES vai contratar um consórcio por R$ 4.370 milhões para já fazer os projetos que servirão de base para a privatização", disse.

Esses projetos, segundo ele, servirão para no futuro o governo utilizar para a realização da privatização da Deso. "A gente fez uma reflexão mais uma vez aqui no plenário, chamando a atenção de todos os funcionários", afirmou.

Segundo o parlamentar,  além desse pregão que foi homologado, nesse mês o Governo de Sergipe já firmou o contrato com o BNDS para regularizar o processo de privatização, bem como também, no próximo mês haverá uma licitação para a contratação de uma empresa de auditoria na Deso.

"Ou seja, são três ações em um único mês que despertam a nossa curiosidade porque se o governo não tem interesse, bastaria comunicar ao BNDES que por sua vez não iria nem gastar esses mais de R$ 4 milhões. Então, com certeza, eu não tenho dúvidas que na cabeça do governo ainda é pensamento a privatização da empresa", disse Georgeo Passos.

Seplog

O secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Rosman Pereira, informou que realmente foi feito um pregão com o BNDES, mas para a contratação de um consórcio para fazer um estudo na Companhia, que vai apontar possíveis soluções na Deso para que possa melhor atender a população do Estado.

"Pode ser que realmente o estudo aponte para uma privatização, uma venda parcial de ativos, um PPP [Perfil Profissiográfico Previdenciário], ou para continuar com o modelo de gestão do momento. Mas, não há nada definido quanto a isso", disse.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais