Procurado pelo Gaeco por ocultação de informações está no exterior

Promotor Valtemberg Lima fala sobre os investigados (Fotos: Portal Infonet)

O Ministério Público Estadual de Sergipe (MPSE) informou, na manhã desta terça-feira, 18, que o ex-secretário de Aquidabã, Sérgio Joás Santos, que está em viagem ao exterior [o país não foi informado], deve se apresentar à polícia no decorrer da semana. O homem é procurado pela operação Hígia, que investiga desvios de R$ 3 milhões da prefeitura de Aquidabã, na gestão anterior (2012-2016).

“Nós entramos em contato com o advogado, que informou que ele estaria no exterior e em breve se apresentaria”, informou promotor do município Valtemberg Lima. Nessa última segunda-feira, 17, foram presas outras duas pessoas: Joan Diego Nascimento Silveira e Gregório Emilian Valeriu. Os três são acusados de continuar praticando os crimes. 

Desde o início deste ano o  Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a promotoria de Aquidabã vêm atuando para combater as fraudes. Em janeiro, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas de dez denunciados, entre elas o ex-prefeito e um ex-procurador do Aquidabã.

Leidson Moreira explica o início da operação

Na primeira fase fizemos operação de busca em algumas residências e dali surgiram elementos que denotavam que esses réus estariam ocultando patrimônio e também haviam elementos que mostravam que eles continuavam praticando os crimes”, informou o promotor do Gaeco Leidson Moreira. Nessa primeira fase, além da apreensão de documentos, foi decretada a indisponibilidade de bens dos seis dos investigados, incluindo os três nomes já citados.

Limpeza

Os desvios são referentes a serviços de coleta de lixo e limpeza urbana pela empresa Construnews. De acordo com o promotor de Aquidabã Valtenberg Lima, as investigações apuraram que a mesma atua em outros municípios sergipanos. “A empresa atua em outros municípios, que não são o objeto dessa operação, mas podem vir a ser averiguados de acordo com a atuação das devidas comarcas”, explicou.

“Hígia” é uma figura da mitologia grega ligada à saúde, limpeza e sanidade. A operação é decorrente da “Antidesmonte”, deflagrada pelo MPSE e pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe no final de 2016.

O Portal Infonet não conseguiu entrar em contato com a empresa e as pessoas investigadas pela operação, mas permanece à disposição através dos telefones (79) 2106-8000 ou do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

por Jéssica França

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais