Professors estiveram reunidos com o conselheiro Clóvis Barbosa (Fotos: Portal Infonet) |
Os professores do município de Riachão do Dantas estiveram nesta sexta-feira, 26, no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) para denunciar supostas irregularidades no município. Na oportunidade, eles estiveram reunidos com o presidente do TCE, o conselheiro Clóvis Barbosa para apresentar um ‘dossiê’ com as 'supostas irregularidades'.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese), Uilson de Meneses, a denúncia é com base na documentação da folha de pagamento dos professores do município. “Viemos aqui porque fizemos esse levantamento das folhas de pagamento. Ao levantar todos os dados, encontramos inúmeras irregularidades, dentre elas uma gratificação chamada triênio que é gratificação única, mas na folha de pagamento de Riachão está duplicada. Essa duplicação de triênio, só está na folha, mas na conta dos professores não entra. A gente vê como grave problema essa situação, pois pra nós isso é uma maquiagem. Existe outro agravante porque tem professor de nível médio que não estudou pós ou graduação, mas recebe como pós. Pra gente isso é um crime grande porque para um professor passar de nível médio para superior, ele precisa passar pros bancos da faculdade e conseguir um diploma, mas isso não acontece”, conta.
Uilson de Meneses protocolou um dossiê de irregularidades |
Ainda segundo Uilson de Meneses, a conversa com o conselheiro foi proveitosa. “O parecer do Clóvis foi dar todo apoio aos professores e deliberar até mesmo aquela equipe que fez a vistoria nas fundações para fazer a auditoria nas folhas de pagamento do município de Riachão. Clóvis tem sido um parceiro não só do Sintese, mas dos professores do estado e dos trabalhadores porque o que a gente está vendo é esse dinheiro sendo usado de má-fé", afirma Uilson.
Medida cautelar
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) expediu medida cautelar no final de 2015 determinando à Prefeitura do município de Riachão do Dantas que destine, prioritariamente, os recursos recebidos pelo Fundeb, MDE e salário-educação à folha de pessoal do magistério, evitando os gastos com despesas não prioritárias.
Prefeitura
A equipe do Portal Infonet tentou insistentemente entrar em contato, por telefone, com o prefeito do município Ivanildo Macedo, mas não conseguimos manter contato nos três número de celular. Também não conseguimos manter contato com a prefeitura pelos números 3643-1931/1930/ 3643-1073. O Portal continua à disposição do prefeito através do (79) 2106 8000 ou pelo jornalismo@infonet.com.br
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B