Professores pedem ajuda a deputados para prorrogar lei

Professores acompanharam sessão na Assembléia Legislativa
Uma comissão de professores dos Centros de Excelência dos Colégios Atheneu Sergipense, Leandro Maciel e Santa Maria, esteve na tarde desta segunda-feira, 1º de março, nas galerias da Assembléia Legislativa. Eles foram pedir à deputada Ana Lúcia Vieira e ao líder do Governo, Francisco Gualberto, que possam intermediar junto à Secretaria de Estado da Educação, para que a lei que transforma essas unidades em Centros de Ensino Médio Inovador possa ser prorrogada.

Segundo a professora Antônia Iris Pereira, do Centro de Excelência do Atheneu, ano passado foi realizada uma avaliação para a transformação em centro inovador. “Só que nos garantiram que não íamos passar por essa avaliação, somente os professores que viessem de outras escolas é que seriam avaliados, mas fomos pegos de surpresa com a avaliação”, explica.

Professora Íris, do Atheneu Sergipense
Ela disse ainda que a avaliação foi feita por meio de prova de títulos, o que pode deixar muitos professores que já atuam nesses centros, fora deles.  “Muitos professores irão se aposentar e com a nova lei, acabam perdendo as gratificações. Sem contar que não podem mais ter dois vínculos. O pior é que o processo está acontecendo muito rápido. É como se só estivessem pensando no dinheiro que vai chegar nos estabelecimentos. A nossa preocupação é para onde vamos, pois todas as escolas já estão com os professores lotados”, lamenta a professora Íris acrescentando que a classe está cobrando um planejamento maior, pois os novos professores já devem ser contratados no próximo dia 10.

Alternativas

A deputada Ana Lúcia Vieira disse que só vê uma alternativa: “que a lei só entre em vigor em 2011, para que a Secretaria de Estado da Educação, acompanhe, avalie para que os professores que já trabalham nesses centros não sejam prejudicados, até porque essa lei é inconstitucional. É preciso que esses professores sejam mantidos nas escolas para dar andamento aos programas e projetos”, enfatiza a deputada Ana Lúcia.

Seed

Recentemente, a secretária adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira de Araújo, afirmou que “os professores da educação básica que estão desde o período em que estas unidades eram Centros de Excelência podem se candidatar à vaga com grandes chances de permanecer, ou, caso não queira, será remanejado para outra escola da rede estadual. Tudo isso já foi explicado a estes professores em reunião realizada no Colégio Atheneu”, ressalta Hortência, acrescentando que somente professores do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação podem se candidatar às vagas.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais