|
Visita aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23 (Fotos: Portal Infonet) |
Após a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Angélica Guimarães (PSC) ter comunicado ao governador Marcelo Déda (PT) na manhã desta quarta-feira, 23 não ter como convocar uma sessão extraordinária até o próximo dia 31 de janeiro para votar o Proinveste, ele decidiu tentar prorrogar o prazo junto ao Governo Federal para a apresentação dos contratos.
De acordo com o governador, a visita à Assembleia Legislativa foi institucional. “Essa é uma visita cordial, respeitosa e necessária pois nenhum poder isoladamente tem condições de cumprir a sua finalidade constitucional. Como o Governo do Estado tem na sua agenda legislativa um tema da maior relevância para o Estado que é o Proinveste e como o prazo expira no próximo dia 31 de janeiro, eu me dirigi a Assembleia para comunicar à presidente Angélica que nós tínhamos a intenção de fazer uma convocação extraordinária”, ressalta.
|
Governador disse ter sido uma conversa respeitosa
|
Marcelo Déda disse ter ouvido com atenção as ponderações que a presidente fez. “Nós chegamos a conclusão que precisamos refletir um pouco mais. A presidente está coberta de razão quando diz que se convocar a sessão extraordinária, ela só será instalada na próxima semana. Eu fiquei de consultar Brasília para ver a possibilidade de prorrogar o prazo, se houver um aceno do Governo Federal de alargar o prazo para os estados apresentarem os seus contratos, a gente pode até fazer na sessão ordinária normal”, entende.
”Foi uma conversa democrática, respeitosa e espero que possa criar as condições para um diálogo com menos tensões para o conjunto da Casa, não apenas para os deputados do Governo, mas também da oposição. A nossa disposição é ouvir, ponderar, não queremos forçar a barra a nada, eu tenho o dever de procurar a provação daqueles projetos que são estratégicos do Governo do Estado. A Assembleia aprecia com liberdade os projetos”, destaca.
|
E que conversas com deputados vão prosseguir |
Marcelo Déda disse ainda que o conteúdo do Proinveste não foi discutido. “Nós não discutimos o conteúdo dos projetos. Temos conversado com os parlamentares mostrando que esse projeto é necessário para Sergipe. As conversas prosseguirão, se for mais conveniente fazer a remessa do projeto em 18 de fevereiro quando abrir os trabalhos normais da Casa, todo esse período vai ser usado para conversar com quem tiver aberto ao diálogo”, acrescenta.
Apoio
Para a deputada Angélica Guimarães, o governador Marcelo Déda deverá dialogar mais com os parlamentares. “O governador veio solicitar apoio na questão do Proinveste e discutimos se haveria convocação extraordinária ou não e eu ponderei, disse ao governador Marcelo Déda que uma sessão extraordinária agora teria dificuldades de reunir os deputados. Na minha opinião, ele deveria dialogar mais com os parlamentares. O tempo é exíguo com relação a colocar uma votação extraordinária até o dia 31 e precisaríamos de um tempo maior para a tramitação dos projetos e de uma discussão maior”, entende.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B