Projeto de Maria já sugeria UFS em outros municípios

Senadora Maria do Carmo (Foto: Arquivo Divulgação)

Foi da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) a primeira iniciativa para tentar implantar um Campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Poço Redondo, alto sertão de Sergipe; e na região do Baixo São Francisco. Em 2006, ela apresentou os Projetos de Leis 256 e 257/2006.

O primeiro PL autorizava “o Poder Executivo a criar a Universidade Federal para o Desenvolvimento do Sertão Sergipano (Unisse), com sede na cidade de Poço Redondo – SE”; o segundo, “autorizava o Poder Executivo a criar a Universidade Federal para o Desenvolvimento do Baixo São Francisco (Unifaz), com sede em Propriá”.

Ao ser encaminhada à Câmara Federal, a proposta propondo a a UFS de Poço Redondo ganhou o número 7273/2013. Relatada, à época, pelo deputado federal Waldenor Pereira, a proposta foi arquivada em julho de 2012, por conflito de competência e falta de recursos para tal. Ela ressalvou, no entanto, que o importante é que o município, que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tenha sido contemplado e possa se desenvolver, de modo a garantir um alavancar econômico e social.

Waldenor Pereira, destacou em seu parecer que “por implicar na criação de órgãos públicos, e, obviamente, em cargos, funções e empregos, além de acarretar aumento de despesa, a iniciativa legislativa da criação de instituições educacionais, em qualquer nível ou modalidade de ensino, é privativa do Poder Executivo”.

“Fico extremamente feliz que, agora, o governo já sinalize com essa implantação. Isso representa um avanço indiscutível para toda aquela região”, afirmou a senadora, também autora do apresentou Projeto de Lei propondo a instituição da Universidade Federal para o Desenvolvimento do São Francisco, com sede em Propriá. A proposta ainda está tramitando na Câmara dos Deputados.

No caso da UFS do Baixo São Francisco, já há parecer aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Atualmente, está na Comissão de Educação, Cultura e Desporto pronta para ser incluída na pauta.

Fonte: Assessoria parlamentar
 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais