Projeto prevê parcelamento de impostos em atraso

Propostas do Governo de parcelar dívidas fiscais foram enviados à Assembleia Legislativa (Fotos: Portal Infonet)

O parlamentar Francisco Gualberto diz que medida é importante para incentivar pagamento de impostos atrasados

Projetos irão tramitar na Casa legislativa

O Governo do Estado de Sergipe enviou à Assembleia Legislativa (Alese) projetos de lei que estabelecem o parcelamento de impostos atrasados de pessoas físicas e jurídicas, para que os valores sejam recolhidos.

Os contribuintes poderão escolher pagar as dívidas de forma parcelada em até 60 meses ou à vista, e com abatimentos nos valores de multa por atraso e juros em até 95%, a depender do imposto.

Os tributos sob os quais incidirão os descontos são Imposto de Tramitação Causa Mortis ou Doações de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD), o de heranças e doações, que hoje gira em torno de 4% do montante total transferido; Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadoria (ICM); Imposto sobre Operações de Mercadorias, Serviços e Comunicações (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Dois deles, o ICMS e IPVA, fazem parte de um somatório que representa 90% da receita total do Estado, conforme apontado pelo executivo estadual na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018.

O deputado Francisco Gualberto (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, viu com bons olhos os projetos de recuperação fiscal. “O refis tem essa função de facilitar o recebimento de recursos, principalmente nesse momento de crise que vivemos. Quanto mais o Estado arrecadar, menor será o sacrifício para a população”, argumentou.

As três proposituras integram a ideia do Governo de criar o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (Recuperar), que traz estas deliberações fiscais.

Por Victor Siqueira 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais