Projeto propõe instituir Dia Municipal de Combate ao Câncer

0
Segundo a vereadora, a data escolhida tem um significado especial para todas que fazem parte do Mulheres de Peito. (Foto: Ascom/Vereadora Sheyla Galba)

Um Projeto de Lei protocolado pela vereadora Sheyla Galba (Cidadania), nesta segunda-feira, 1º, propõe que seja instituído em Aracaju o Dia Municipal de Combate ao Câncer. A data deverá ser celebrada anualmente em 30 de janeiro e busca ampliar o alerta à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“Promovendo e incentivando ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer, além de debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às pessoas com câncer. Também queremos colaborar com as ações alusivas à data desenvolvidas pelas instituições do terceiro setor voltadas ao apoio à pessoa com câncer”, destaca Sheyla Galba.

Segundo a vereadora, a data escolhida tem um significado especial para todas que fazem parte do Mulheres de Peito, que reúne pacientes que lutaram ou lutam contra o câncer. “Em 30 de janeiro de 2016 nossa amiga Iva Leite, aos 22 anos, perdeu a batalha contra o câncer, tornando-se a primeira mulher de peito a morrer durante a militância da associação. Será uma justa homenagem a Iva, que estará para sempre em nossa memória e nossos corações e mais uma forma de alertar a sociedade sobre a importância de conhecer os sinais e sintomas do câncer, visando ao diagnóstico precoce”, enfatiza.

Casos Estimados

Dados do Instituto Nacional de Câncer – Inca estimam para Sergipe quase seis mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022, sendo que, deste total, três mil estão previstos para a capital. “Um cenário que demonstra a importância do município ter uma atenção cada vez maior com a oncologia, inclusive assumindo também a responsabilidade com os pacientes com câncer. Esta é uma bandeira que seguirei defendendo de maneira firme no parlamento”, assegura Sheyla Galba.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Vereadora Sheyla Galba

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais