Promotores preocupados com efeito das obras e publicidade irregular (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
O Ministério Público Estadual (MPE) vê indício de improbidade administrativa nas obras e na publicidade feita pela Prefeitura de Aracaju relacionadas à instalação do BRT (Bus Rapid Transit). Além de questionar a licitação para a contratação da empresa que está realizando as obras de infraestrutura, o MPE encontra fortes indícios de propaganda eleitoral irregular e promoção pessoal, além de aspectos que ferem a Lei 8666/1993, a Lei de Licitação, e ainda quer entender os impactos que este conjunto de obras trará ao meio ambiente.
Há dois inquéritos civis em andamento no MPE. Um deles tramita na Promotoria do Meio Ambiente e Urbanismo, que avalia o Plano Diretor de Mobilidade Urbana apresentado pela prefeitura e analisa se a proposta está em sintonia com as diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade Urbana e seus impactos sobre o meio ambiente, uma vez que, praticamente, um dos pontos turísticos da cidade, na rótula da Coroa do Meio, está praticamente destruído em consequência destas obras, conforme observa o promotor de justiça Henrique Cardoso.
O outro inquérito civil está sendo conduzido pela promotora Mônica Hardman, da Promotoria de Relevância Pública, que quer compreender os procedimentos adotados pela PMA para realizar a obra. Há suspeita que a prefeitura não abriu licitação, o que contraria a Lei 8666/1993. Por economia processual, os promotores de justiça vinculados à área da Relevância Pública e do Grupo de Combate à Improbidade Administrativa (GCIA) estão atuando conjuntamente em um único inquérito civil. A primeira audiência será realizada no dia 4 de maio às 9h da manhã no MPE.
Denúncias
Anselmo entrega documentos a promotores |
Os promotores instauraram inquérito civil para investigar as denúncias que receberam por meio da Ouvidoria do Ministério Público Estadual. As reclamações estão direcionadas aos transtornos que as obras estão causando e à suposta falsa publicidade da prefeitura relacionada ao BRT. “Toda publicidade só está autorizada se for institucional e tem que se pautar pela ideia de realidade”, expllica o promotor Henrique Cardoso. “A publicidade institucional tem que ter amparo na realidade e nos fatos e o que vemos aí é qualquer coisa menos o BRT”, comenta.
Os cidadãos, conforme os promotores Mônica Hardman e Henrique Cardoso, também poderão contribuir enviando denúncias pela internet, no site oficial do MPE, e também poderão comparecer à audiência pública, a ser realizada no dia 4 de maio para encaminhar as denúncias pessoalmente. O perito criminal aposentado Anselmo Cardoso já se antecipou. Durante a entrevista coletiva dos promotores concedida na manhã desta sexta-feira, 15, o aposentado mostrou uma pasta com documentos e informou aos promotores que ele seria uma das pessoas que fez a denúncia pessoalmente ao MPE sobre a irregularidade daquelas obras. “Estamos todos preocupados porque eles [a prefeitura] estão brincando com o povo”, disse. “A obra está sendo realizada sem licitação, foi dada apenas a indicação para o escritório de Jaime Lerner [arquiteto responsável pelo projeto urbano de Curitiba, a capital do Paraná]”, comentou.
Promotores explicam investigações |
Os promotores receberam a documentação do perito criminal aposentado, que será anexada aos autos. O Portal Infonet tentou ouvir a prefeitura, mas não obteve êxito. O secretário de comunicação do município, Carlos Batalha, informou que os gestores responsáveis pelas obras se manifestarão em entrevista coletiva a ser concedida às 16h desta sexta-feira, 15, na sede da Prefeitura de Aracaju.
O próprio secretário Carlos Batalha falará sobre a legalidade da publicidade, a secretária municipal de defesa social, Georlize Teles, e o superintende de transporte e trânsito, Nelson Felipe, sobre os aspectos do BRT, e a presidente da Empresa Municipal de Urbanismo, Socorro Caccho, falará sobre os aspectos do processo licitatório.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B