Protesto: prefeituras ficarão fechadas por dois dias

Fames se reuniu com prefeito no último dia 11 (Foto: arquivo Portal Infonet)

Cerca de 80% das prefeituras sergipanas ficarão fechadas nos próximos dias 16 e 17 de outubro. A ação será feita pelos próprios gestores em protesto à crise financeira pela qual os municípios vêm passando. As informações foram repassadas pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), após uma reunião com os prefeitos no último dia 11.

A queda na arrecadação e o pagamento obrigatório de precatórios influenciam na falta de verbas das cidades, de acordo com Marcos José Barreto, presidente da Fames. “Não existem condições de administrar. Segunda-feira iremos para Brasília tentar conseguir algum recurso e sair de lá com previsão de melhorias”, diz.

Com as prefeituras fechadas, os serviços administrativos serão interrompidos. Capela e Canindé do São Francisco são alguns dos dos municípios que irão aderir à paralisação das atividades. De acordo as prefeituras da cidade, serviços como os das áreas de saúde e educação não sofrerão alteração.

Cortes de gastos

Para desafogar os gastos municipais, prefeitos vêm adotando medidas como o corte de pessoal. Cerca de 15 municípios já demitiram servidores de cargos comissionados, como foi o caso de Cristinápolis, que exonerou 300 pessoas há dois dias. De acordo com a Fames, a opção de cortar efetivos não está descartada. Salários de prefeitos, secretários e adjuntos também foram reduzidos em algumas administrações.

por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais