Prováveis privatizações preocupam bancários

Bancários temem sucateamento de bancos e empresas públicas (Fotos: Portal Infonet)

Deputado Luciano Pimentel (PSB) organizou os debates

Ivânia Pereira, presidente da Seeb, reforça o valor social dos bancos públicos

Sindicalistas se reuniram nesta sexta-feira, 6, na Assembleia Legislativa para debater os riscos de privatização que cercam bancos e empresas públicas. Participaram representantes de entidades sindicais, federações e trabalhadores bancários.

O evento foi promovido pelo deputado Luciano Pimentel (PSB). Na avaliação do parlamentar, que teve carreira de bancário, existe um sério panorama de sucateamento das instituições públicas. “Os bancos públicos têm uma responsabilidade social maior que os privados. Eles não vivem somente do lucro, têm atividades de fomentar o crescimento e melhorar as condições de vida da população, e nossos municípios têm essa carência”, argumenta.

“Os bancos já começaram a divulgar listas de fechamento de agências, planos de demissão voluntária, alterações estruturais, de forma a buscar ajustar o banco público para possíveis incorporações. É importante que a sociedade vislumbre isso, precisamos reagir contra os malefícios que os desmontes podem causar”, alerta o deputado.

A presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb), Ivânia Pereira, ressalta a função de valor social das instituições vinculadas ao estado brasileiro. “Eles são responsáveis por controlar a ganância do setor privado em aumentar a cada dia a taxa de juros e o financiamento às empresas, ao usuário. Por isso, precisamos mostrar a importância da existência dos bancos públicos. Os privados só vão para onde há lucro”.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais